Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

sábado, 3 de maio de 2008

ALERTA: congelação e descongelação...cuidados a ter!

Congelação
A congelação é um método de preservação de alimentos altamente seguro desde que alguns aspectos sejam considerados:

Para congelar com segurança, acima de tudo, o alimento deve ser bem fresco, pois submetê-lo a baixas temperaturas não irá eliminar bactérias que nele se encontram mas irá inactivá-las. Por isso, a descongelação deverá ser cuidadosa.
É claro que se complementarmos as perfeitas condições de frio à forma como acondicionarmos o alimento, então o resultado será ainda melhor. Não esquecer que flutuações de temperatura poderão comprometer a qualidade sensorial e microbiológica do alimento, pelo que deverá ter-se o cuidado de comprar os congelados (que queremos manter assim!) em último lugar, transportá-los em saco térmico e logo colocá-los no congelador. Atenção: verifique sempre se as embalagens de congelados têm cristais de gelo, em caso afirmativo, não compre, significa que foram sujeitos a oscilações de temperatura porque foram mal acondicionados! A sua qualidade poderá estar comprometida...
Já agora, não esquecer que alguns alimentos como vegetais de folha (agriões, alface) não toleram a congelação pela fragilidade da sua estrutura. O mesmo se aplica ao leite e aos ovos. Por isso há que respeitar a matriz alimentar e não esquecer os prazos de validade, tão importantes, quando vão ser consumidos pela miúdagem! Etiquetagem: obrigatória!

Descongelação:
Aqui é que começam os problemas...as bactérias estiveram inactivas algum tempo, o alimento perde água porque as estruturas celulares rompem-se e as bactérias nadando neste rio de sucos alimentares vão contaminar o que falta do alimento...é preciso agir rápido! Descongelar rápido, cozinhar rápido, comer rápido, combinado?

Assim, existem apenas 3 formas seguras de descongelar os alimentos:
- De véspera no frigorífico (sujeito a planificação prévia, nem sempre bem sucedida...)
- No micro-ondas (se utilizarmos directamente a função aquecer, pois ainda não encontrei um modelo em que a tecla de descongelação seja eficaz...pelo aquecimento heterogéneo;
- Dentro de saco plástico, mergulhado em água fria, nunca quente, para não comprometer desenvolvimento de bactérias e qualidade sensorial!
Por último deixo aqui este vídeo esperando que possa complementar a informação aqui facultada...espero que gostem!




Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação
Leia também:


Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


2 comentários:

  1. Olá, em relação à congelação gostava de fazer uma pergunta. A minha sogra dá-me muitos legumes frescos da quinta, às vezes são tantos, que para não se estragarem congelo-os. Será que faço bem?, O meu congelador é daqueles que tem 3***.

    ResponderEliminar
  2. Olá
    Pois de facto, esse tema foi explorado no meu post aqui:
    http://solangeburri.blogspot.com/2008/02/dvidas-de-mms_28.html
    Os legumes alteram-se com a congelação, é preferível fazer uma série de purés e congelar em doses individuais...
    Espero ter ajudado.
    bjs
    Solange

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!