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sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Dicas para o Bolo de Cenoura

No seguimento da receita "O meu bolo de cenoura" deixo aqui algumas dicas para variar a apresentação desta proposta tão saborosa...
Dica 1 - Os miúdos adoram-no...ainda bem! Assim também comem cenoura. Este legume, ao contrário de que é costume, tem a particularidade de ser mais útil ao organismo quando ingerido cozido e em parceria com alguma gordura. O betacaroteno (pigmento laranja) em que é rica é o componente que, depois de absorvido, dará origem à vitamina A, uma vitamina lipossolúvel. A cozedura rompe as paredes celulares que tornam o betacaroteno mais disponível para fixar-se á gordura e ser assim mais facilmente absorvido pelo organismo.
Dica 2 - Eu acho que a cobertura de chocolate resulta muito bem, embora algumas mãmãs não concordem comigo...Então porque não polvilhar com côco?
Dica 3 - Bem, se forem adeptas do chocolate, como eu!, sugiro que façam uma cobertura durinha, como esta, para que não andemos a semana toda a limpar o chocolate da roupa...e móveis!
Dica 4 - A dica 3 tem um inconveniente: como podem ver pela foto, a cobertura resulta quebradiça, o que ao cortar pode estragar o aspecto. Mãmãs, não há problema, o truque é mesmo "aquecer" muito bem uma faca debaixo de água quente ou então cortar o bolo enquanto a cobertura está fresca. Eu prefiro a primeira!
Dica 5 - Para brilhar numa festa: que tal fazer o bolo, tal como está na foto, e ainda morno, cortá-lo com um acessório cortante (ex. de fazer os rissóis)...Boa!? Pôr cada porção em papel plissado e depois brilhar, brilhar...os convidados vão sentir a diferença. Miúdos e graúdos!
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2 comentários:

  1. Adorei a dica do coco e deve ficar muito bonito também!
    Este fim de semana vou fazer o bolo, tenho que fazer!
    Não sabia isso da cenoura cozida ser melhor, sempre ouvi que os alimentos crus tinham mais vitaminas! ;)
    *MJ

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  2. Olá mj!
    Os alimentos crús têm sempre mais vitaminas que a versão cozinhada...ninguém muda isso, porque a vitamina C não resiste! Mas existem outras vitaminas, as liposssolúveis, que são melhor absorvidas pelo organismo em "parceria" com uma gordura, de preferência saudável, como é o caso do azeite!
    Por isso é tão importante variar a alimentação: neste caso para garantir aporte de vitamina C (crús) e aporte de outras vitaminas - A,D,E e K cozinhadas...
    BJs
    Solange

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