Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Como fazer sopa com carne na Panela de Pressão

Aprender a cozinhar com a panela de pressão:
1 – Começar por cozer a carne: cortada em pedaços introduza-a em água a ferver. Fechar a panela, assim que levantar pressão. Reduzir o lume, contando 30 minutos para carnes vermelhas e 20minutos para carnes brancas. Passado este tempo, desligar o lume, tirar com cuidado o assobio e só depois de toda a pressão sair, é que se pode abrir.
2 – Dividir a carne por porções individuais, em recipientes próprios para congelar e cobrir com caldo da cozedura. Tapar e deixar arrefecer. Identificar com designação ex.”Carne de ...” e data da confecção. Contar com 3 meses de validade. Estas bases de carne servirão para sopa, farinha de pau, açorda, massinha ou arroz.
3 – Arranjar, lavar e cortar em pedaços médios todos os legumes que servirão de base para a sopa: batatas, abobora, cenoura, cebola, alho, etc. Introduzi-los em pouca água fervente (que pode ser o caldo de cozer a carne, ou não, dependendo da preferência pessoal ou sugestão do pediatra), fechar bem a panela, colocar o assobio, quando levantar pressão contar 6 minutos.
4 – Passado esse tempo, desligar o lume, tirar com cuidado o assobio e deixar sair toda a pressão. Só depois abrir, com cuidado para não se queimar. Passar a sopa com a varinha mágica. Deve ficar com consistência grossa. Separar algumas porções em doses individuais, em recipientes próprios para congelar. Identificar com designação ex.”Base de Sopa+CArne X” e data da confecção. Contar com 1 mês de validade.
5 – À parte cozer em pouca água, e que esteja a ferver, o legume verde a juntar, ex. bróculo. Cozer cerca de 15 minutos. Juntar o legume cozido (e alguma água da cozedura!) à base da sopa, acrescentar o azeite (acidez igual ou inferior a 0,5º) e servir. Em alternativa, cozer este legume a vapor, no micro-ondas (4-5m na potência máxima).
6 – Balanço do trabalho:
a) Creme de bróculos com carne;
b) Sopa base com carne para futuras preparações (depois é só cozer o legume verde, no lume ou no microondas, aproveitando sempre alguma água resultante da cozedura);
c) Base de carne para preparações de comidinha que serão introduzidas directamente no tacho, sem descongelação e após um refogado de legumes.

Bookmark and Share

Receba as actualizações do Portal babySol® no seu email. Subscreva agora o Feed babySol®.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!