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quarta-feira, 15 de julho de 2009

RECEITA MICRO-ONDAS: Legumes gratinados

No seguimento do artigo "Convencer as crianças a comer legumes", venho hoje trazer uma interessante receita...para crianças alérgicas ao leite também!
Os vegetais são uma forma excelente dos filhotes ingerirem fibra, vitaminas e minerais e por isso devemos usar da máxima criatividade para brilhar na cozinha, com receitas simples e muito rápidas...onde estes ingredientes são camuflados...

Hoje vou explicar com fazer um molho bechamel ULTRA-RÁPIDO sem problema nenhum de torrar ou ganhar grumos...Lembrem-se apenas que esta receita só é válida para crianças sem alergia à PLV ou intolerância ao leite...Se assim for, substituir o leite por água de cozer a couve-flor e acrescentar um pouco de azeite (ou manteiga de soja), resultando no famoso Molho Branco.

A couve-flor é um dos vegetais que tem má fama junto das mãmãs, mais uma teoria errada! Rica em vitaminas, este vegetal tem muita fibra e é pouco calórica. Porque provoca alguns gases, deve apenas ter-se o cuidado de dar pouca quantidade ao bebé para não lhe causar mal estar digestivo.
Vamos então pôr o cronómetro a contar e ver quanto tempo precisamos...palpites? 20 minutos? nahhhhh...
1 - Lavar muito bem a couve-flor em água corrente, cortar o pé na base para que assente devidamente e colocar num recipiente pirex com tampa, bonito para ir à mesa; programar o micro-ondas para 4 minutos, na potência máxima. Não abrir, nem retirar a tampa do pirex.
2 - Entretanto, deitar num copo de vidro graduado 250 ml de leite.

3 - Juntar 2 colheres de sopa de amido de milho. Misturar bem.
4 - Retirar a couve-flor do micro-ondas.
5 - Levar o leite ao micro-ondas, potência máxima, durante 1 minuto. Tirar e mexer bem.
6 - Repetir por igual período até que o creme borbulhe.
7 - Quando o creme estiver consistente, deitar 1 colher de sopa cheia de margarina. Mexer bem até envolver toda a gordura. Temperar com noz moscada.
8 - Deitar por cima da
couve-flor, polvilhar com queijo ralado (ou pão ralado) e gratinar na função microondas+grill (potência 650W) durante 2 minutos.


9 - Servir! Tempo: 10 minutos!
Balanço louça suja: 1 copo medidor, 1 colher pau, 1 pirex...

Então já não há razões para dar vegetais aos miúdos, combinado?


Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação


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2 comentários:

  1. Ola, sigo o seu blog há pouco tempo e não tenho filhos, mas acho-o muito interessante, porque aprendo receitas saudáveis e extremamente fáceis, parabéns!
    Quanto a esta receita, posso substituir a margarina por manteiga? Qual das duas prefere em geral e porquê?

    Obrigada e beijinhos

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  2. Olá Inês
    Obrigada pelo comentário...e interessante dúvida!
    De facto, se fosse à uns anos atrás, a resposta seria outra...mas hoje a resposta que lhe dou é: prefira margarina! Porquê?
    Porque:
    - Contém 100% gordura de origem vegetal, mais saudável;
    - Porque (finalmente!) é livre de gorduras hidrogenadas, ou trans, que tanto difamaram as margarinas. Actualmente foram substituídas por gorduras esterificadas e portanto sem prejuízo para a saúde.
    Garanta apenas, em qualquer dos casos, que prefere versão meio-sal.
    Espero ter ajudado.
    Bjs e até ao próximo comentário?

    solange

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