Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Cuidados para armazenar o leite materno

Aproxima-se o momento de regressar ao trabalho e a mãe, sofrendo já por antecipação :-(( organiza-se para que nada falta ao seu rebento. Se ainda amamenta, congelar o seu leite pode ser uma boa ideia desde que todos os cuidados sejam tomados:
1 - A extracção do leite deverá ser feita quando a mãe prevê que o seu bébé só mamará dali a 3 horas. Como o peito demora cerca de 1h30 a encher garante assim leite para a extracção e depois para a próxima mamada.
2 - Os acessórios de extracção e para armazenagem que utilizará deverão estar rigorosamente lavados e esterilizados. Não utilize a máquina da louça, essencialmente no que toca a plásticos pois estes podem absorver o aroma do detergente e adulterar o sabor do leite, tão susceptível de captar odores.
3 - Para congelar poderá escolher recipientes caseiros recorrendo preferencialmente a frascos de vidro esterilizados ou pequenos recipientes de plástico vidrado ou sacos de plásticos estéreis, à venda em locais especializados. Neste último caso, deve ter particular atenção e usar um recipiente externo, aquando da descongelação.
4 - A mãmã deverá acumular apenas cerca de 50-100ml em cada recipiente, para evitar desperdícios. Poderá igualmente acumular leite de 2 extracções/dia no mesmo recipiente desde que tenha o cuidado de o arrefecer antes de acrescentar ao que tem guardado no frigorífico. Para isso, coloque o recipiente em gelo durante 1-2 minutos.
5 - Os recipientes a congelar, deverão ter um espaço de cerca 2 cm até à tampa, para permitir a expansão do líquido após congelação. Etiquetar rigorosamente considerando a data da 1ª extracção guardada nesse recipiente.
6 - Organizar o congelador de modo a ir tirando o recipiente com a data mais antiga, havendo portanto rotação do stock.
7 - Porque o organismo materno se vai adequando às necessidades nutricionais da criança, o leite não deverá ser congelado por mais de 3 meses (congelador 3 estrelas). Por outro lado, é verdade que os constituintes imunológicos vão-se degradando e portanto quanto menor o tempo de armazenamento do leite maior a certeza da sua qualidade.
8 - Descongelar no frigorífico e usar nas próximas 24 horas.
9 - Transportar, utilizando um receptáculo isotérmico com um termoacumulador congelado.
10 - Não utilize micro-ondas, o seu aquecimento heterogéneo comprometeria os seus constituintes. Utilize banho-maria, com água pouco quente, onde mergulhará o leite até este atingir a temperatura corporal (37ºC).
11 - Se sobrou leite no frasco poderá aquecê-lo uma vez mais enquanto que o leite do biberão deverá ser logo rejeitado.
Apesar de todos os cuidados, o congelamento destrói alguns constituintes imunológicos e reduz os níveis das vitaminas ainda que seja importante porque, através desta estratégia, se poderá prolongar o período de amamentação.
Importante também referir que o bebé espera sempre o intenso contacto físico com a mãmã pelo que, logo que seja possível, a progenitora deverá juntar-se ao seu rebento.
Dica: este procedimento deverá ser implementado cerca de 1 mês antes de começar a trabalhar e para facilitar a partida, e se possível, deverá ser outra pessoa a dar o leite ao bébé.

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação


Leia também estes artigos:
A esterilização por fervura é segura?

Siga BabySol® nas Redes Sociais:




Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:


Introduza o seu email:


3 comentários:

  1. Boa tarde queria saber porque deve ser outra pessoa e não a mãe a dar o biberão?

    Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Olá Leila,
    Obrigada pela sua participação no Blog BabySOL.
    Normalmente aconselha-se que seja outra pessoa a oferecer o biberão, quando o bebé está a ser amamentado, dado que o bebé pode entender essa mudança de leite como uma recusa materna já que o vinculo afectivo na amamentação é muito forte e promovido pelo contacto da pele.
    Espero que tenha compreendido.
    bjs e fique por perto,
    Solange Burri

    ResponderEliminar
  3. como se lida com as colicas dos bebes? =))

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!