Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Bebés podem comer frutos tropicais...?


"O João está agora com quase 20 meses, e apesar de comer muito bem a nossa fruta da época, nunca experimentei dar-lhe frutos tropicais. A minha dúvida e porque já li algures, é sobre alergias e reacções alérgicas a estes frutos, gostava de saber a tua opinião sobre este tema. (Mamã M.João, filhote 20 meses)"

"Normalmente os frutos tropicais, e porque são realmente mais alergénicos, só são inseridos na alimentação dos filhotes, por volta dos 12 meses. No entanto, existe alguma controvérsia nesta opinião pediátrica, muitas vezes resultando em confusão das mãmãs. Antes de mais é preciso não esquecer que a opinião do médico assistente do bébé tem a ver, na maioria dos casos, com o facto da criança ser, ou não, propensa a alergias. Isto muda tudo, ou seja, no mesmo dia o pediatra pode dizer que um filhote de 11 meses pode comer, e para outro filhote de 14 meses pode já não autorizar. Acima de tudo é preciso avaliar a capacidade de adaptação aos alimentos por parte da criança. Depois há a questão dos frutos em si...de facto este grupo de frutos é mais propenso a desencadear alergias...mas porquê? Há quem diga:

- Que não são frutos a que estamos geneticamente habituados pois trata-se de uma modernice de poucos anos;

- Que são altamente ricos em vitamina C, tal como a laranja, e portanto por esse facto são mais propensos a provocar alergias;

- Que muitas vezes, esses frutos são de produção nacional em que nada impera o clima tropical que normalmente necessitam. Por isso a adição massiva de pesticidas e outros quimicos é mais forte.

O tema é controverso.

Se pensarmos um bocado as 3 observações têm uma ponta de razão. Por isso, acho mesmo que o problema dos frutos tropicais é o CONJUNTO destas 3 vertentes.

Por isso digo sempre: não abusar de determinado alimento em si e variar, variar, variar.

Consultora em Alimentação


Leia também:
Como estimular o Bebé a comer fruta crua?
Fruta crua ou cozida?
Dar boiões ao Bebé: sim ou não?

Leite com fruta: sim, não, talvez?

Fruta antes ou depois da refeição?
Alimentação Júnior: A fruta na merenda escolar
Batidos de Fruta para todos!


Siga BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:

2 comentários:

  1. Olà Solange,
    Antes de mais desejo-te um bom ano de 2008... Com muia saude paz e amor...

    Olha por indicação do pediatra ainda não dou frutos tropicais à Sara e ela jà tem 20m. À uns meses atràs achei que jà podia dar e ignorando a recomendação do médico dei-lhe... Coincidência ou não ficou com o rabinho vermelho...

    Hum... serà alérgica?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Vera!
    Obrigada pelos teus votos...retribuo em dobro!
    Olha,relativamente ao que me contas, parece-me estranho com essa idade ainda apresentar susceptibilidades aos frutos tropicais...mas pode acontecer.
    ainda assim, apostava na interacção de outro alimento, eventualmente com aditivos, não no fruto exotico em si. Mas tenta novamente, afinal cada dia, é uma evolução...
    Bjs e aparece!
    Solange

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!