Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

BEBÉ: Qual a melhor bolacha para o Bebé...?

O que é preferível, as bolachas Maria ou bolachas ou biscoitos feitos em casa? É que se os biscoitos ou bolachas feitas em casa levam ovos, as bolachas Maria também levam (penso eu). Qual é a sua opinião? Pessoalmente acho triste perder-se a tradição dos biscoitos da mamã… (mãmã C.M, filhote 3 meses)

Bem, parece-me acima de tudo que a sua pergunta tem a ver com a restrinção pediátrica a outro tipo de bolachas para além da bolacha maria. Portanto falámos de bébés de tenra idade.
A bolacha maria é uma bolacha muito acessível, facilmente encontrada e que tem níveis de açúcar e de gordura relativamente baixos. Importante não esquecer que ainda dentro desta referência, existem várias alternativas - integral, rica e com chocolate. Falámos aqui da bolacha Maria tradicional.
Ora, parece-me que as bolachas preparadas em casa, se estiverem dentro daqueles padrões de pouco açúcar e manteiga me pareçam o ideal. Embora, saibamos, que as bolachas caseira são muito mais saborosas e sujeitas a serem consumidas em demasia, pelo que qualquer exagero elimina a vantagem da sua preparação. Portanto, este parece-me ser um caso em que a preparação doméstica poderá ficar em desvantagem. Quanto ao teor em ovos, parece-me que a Bolacha Maria, a confirmar-se, apresenta uma composição residual nesse ingrediente tendo em conta que é a única bolacha recomendada pelos pediatras e ainda por cima para as idades a partir das quais já podem comer alimentos com glúten, cerca dos 6 meses em diante.

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação


Leia também:


Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


4 comentários:

  1. Eu por acaso comprava bolachas maria de fabrico caseiro, onde so levavam ingredientes naturais, pois aquelas de supermercados levam gorduras hidrogenadas, xaropes de glucose ou fructose e quimicos (E's), eu sempre que posso evito comprar comidas que tenham estes ingredientes. Mas as tais bolachas de fabrico caseiro eram tão boas e docinhas que sinceramente acho que deve ter o mesmo açucar que as bolachinhas da milupa para bebes, e como as milupa são muito mais faceis de partir para misturar no iogurte, passei a comprar as milupa, assim quando saio é mais facil preparar o lanchinho, será que as milupa de bebes não são saudaveis?

    ResponderEliminar
  2. Olá Monixa!
    Obrigada pelo seu comentário!
    De facto, as bolachas elaboradas especificamente para bébés são das mais saudáveis, sendo controladas quer a nível dos ingredientes utilizados quer a nível das caracteristicas sensoriais como seja a "resistência" para não se desfazerem demais...
    Moderação para tudo, acima de tudo...
    Bjs
    solange

    ResponderEliminar
  3. Olá, estou com duvidas, será que não há problema de dar bolacha Maria ao bebé? É que já ouvi dizer que não é das mais indicadas...

    ResponderEliminar
  4. Olá, tenho uma duvida, qual as bolachas mais indicadas para dar ao meu bebé? já ouvi dizer que a bolacha maria não é a mais indicada porque se cola no ceu da boca.

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!