Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Descongelar a sopa...COMO?

Olá! ...surgiu-me uma dúvida relativamente a descongelação da sopinha:
- tenho congelado como ensinaste num tópico do blog há uns tempos (em tacinhas individuais de vidro ou de plástico vidrado), mas relativamente à descongelação acho que estou a fazer uma asneira, que é descongelar em banho-maria... A pediatra disse-me para fazê-lo, mas a verdade é que demora imenso tempo, a sopa fica eternidades cá fora, tenho que mudar imensas vezes a água, por fim acabo por descongelar no micro-ondas porque já passou a hora da pirralha comer... Achas então que devo colocar de véspera a sopa no frigorífico? Se não estiver completamente descongelada, posso acabar de descongelar no micro-ondas, como se fosse aquecê-la? (Mãmã Maria, filhota 6 meses)
Existem 3 formas seguras de descongelar:
- De véspera, colocando no frigorifico;
- Directamente do congelador para o micro-ondas, seleccionado opção de aquecimento e tendo o cuidando de ir vigiando e mexendo a meio do tempo;
- Em banho de água fria.
Assim, relativamente à questão que colocas da sopa, parece-me ideal se tiras directamente do congelador para o micro-ondas, destapas um pouco e aqueces durante cerca de 5 minutos na potência máxima, tendo o cuidado de ir mexendo, talvez 2-3 vezes, durante este tempo. Neste período, a sopa descongela numa 1ª fase e aquece na 2ª fase. Para retomar a textura inicial poderás deixá-la ferver ou ainda passá-la novamente com a varinha mágica.

Consultora em Alimentação

Leia também estes artigos:

Sopa do Bebé com batata...sempre?
Sopa do Bebé...quando mudar as texturas?
Micro-ondas: Como cozer legumes a vapor?
Panela de Pressão: Como fazer a sopinha do Bebé?
Armazenar a sopa no frigorífico...

Como guardar a comida do bebé para congelar?

Receba as actualizações do Portal BabySOL® :

Introduza o seu email:




1 comentário:

  1. Ajudaram-me imenso. obrigado estes blogs são um maximo tiram mts duvidas k nos temos:-)

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!