Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Aquecer sopa de espinafres...?

Olá!! Gostava que me tirasse uma dúvida de uma coisa que li e achei estranho...e verdade que quando se faz sopa com espinafres tem que se comer na altura e não deve ser aquecida? Então quer dizer que não posso congelá-la?E se for aquecida tipo ao jantar, uma sopa que foi feita de manhã...(Mãmã T., filhota 9 meses)
A sopa de espinafres de facto não deve ser aquecida porque:
- Os espinafres são naturalmente ricos em ácido oxálico, que não representa perigo alimentar. No entanto, quando se faz a sopa, os espinafres ao longo das horas, vão libertando esse acido oxálico para a sopa que se liga ao ferro e ao cálcio que o legume possui e formam-se oxalatos de ferro e cálcio respectivamente, impedindo assim que estes minerais sejam absorvidos. Ora, sabemos que os filhotes precisam IMENSO de ferro e cálcio pelo que devemos garantir que aquilo que ingerem está em excelente condição de o organismo utilizar. Por esta razão, deve preparar uma base de sopa que poderá congelar em porções e só adicionar o espinafre cozido à parte (não aproveitando a sua água devido ao teor de nitratos que acumula naturalmente), na hora de servir, depois de ter aquecido a base da sopa. Se entretanto tem sopa de espinafres guardada, não há problema, comem os pápás...Ver aqui a receita de Sopa de Espinafres.


Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação


Leia também:
Intestino preguiçoso...o que fazer?


Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!