Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

sábado, 26 de janeiro de 2008

BEBÉ: Introdução de Alimentos sólidos...?

O meu filho tem 10 meses e está a iniciar os alimentos sólidos... quero com isto dizer que vai deixar de comer tudo passado! Já tentei mas está a ser hiper dificil... começo a achar que ele não gosta é da minha comidinha. Já tentei arroz com carninha passada no 123 e birra... já tentei peixinho com batatinha e cenoura tudo esmigalhado com um garfo, tipo puré, e birra. Eu tento e insisto mas ele acaba sempre por levar a melhor... e eu acabo por lhe dar a bela da sopinha! Ontem à noite coloquei a carninha de vitela triturada na sopa, por forma a notar-se mas não de maneira a que ele se engasgasse caso a engolisse sem mastigar! E a birra foi de tal que já nem a fruta que também precisava de ser mastigada ele comeu! Pera c/Manga que ele adora, mas como tinha que mastigar ele recusou! Há sopinhas que eu faço que realmente ele não gosta lá muito! Mas até agora tem sido sempre com a carninha ou o peixinho tudo passadinho mas isso é uma questão de tentativa/erro! Agora quanto à comidinha mais inteira, já não sei o que fazer! Se tiver ideias e me poder ajudar com dicas de preparação ou até mesmo a maneira de tratar a comida por forma a não ficar creme... Agradecia-lhe (Mãmã A., filhote 10 meses)

Parece-me que já está a tentar a alimentação sólida, o que na minha opinião me parece um pouco cedo, e a julgar pelas reacções do filhote, ele pensa da mesma forma...;-)
É importante acima de tudo, que o filhote coma bem e faça das refeições um prazer. Dê-lhe uma colher para a mão, enquanto lhe dá de comer com outra, deixe-o comer com as mãos, normalmente é assim que eles começam a gostar de outras texturas...se for possivel insista nas refeições em familia, ou seja, em conjunto com outras pessoas, ele ao ver o que os adultos comem vai suscitar-lhe mais interesse mas...dê tempo ao tempo...ele é ainda muito pequenino.
Relativamente às comidinhas passadas que ele não come, aquilo que normalmente digo às mãmãs é que variem o mais possivel de alimentos e o modo de os preparar. Aquilo que aconselho é que façam preparações em quantidades médias, congelem e alternem muito esses pratos, principalmente a sopa, para que nunca perca o interesse.
Além disso, aconselho VIVAMENTE a recorrer às ervas aromáticas (salsa, tomilho, coentros, oregãos, funcho), na sopa e outros pratos, mas em pouca quantidade, que além das propriedades digestivas ainda estimulam o apetite. E já agora, enriqueça os seus cozinhados com legumes, SEMPRE, além de dar sabor as vitaminas estão no caldo e ele acaba por desenvolver apetência para esses alimentos. E já agora: porque não um dentinho de alho de vez em quando na sopa? Faz milagres para o seu organismo e a sopa fica muito apetitosa.
Outro modo de ir incentivando a ingestão de alimentos menos triturados é também deitar arroz na sopa e de outra vez massinha (pevide ou couscous) que os bébés gostam...um bocadinho hoje, outro amanhã, tudo passa por um processo de adaptação.
Além disso, compre massinha pequena, búzios ou espirais de cores, por exemplo, e deixe-o comer à mão...vai ver a festa que é!
Para que não se canse muito com a preparação das refeições, seja sistemática na cozinha e prepare vários pratos de cada vez! Só assim poderá estar relaxada na batalha de dar a comida ao menino...e porque não entretê-lo com um brinquedo ou um jogo enquanto lhe dá a comida...nesta fase é muito possível...depois vem a fase de lhe mostrarem que afinal eles não podem fazer tudo à mesa...
Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação


Bookmark and Share

Receba as actualizações do Portal babySol® no seu email. Subscreva agora o Feed babySol®.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!