Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

domingo, 27 de janeiro de 2008

Como devo preparar a sopa do Bebé?

Olá! Tenho uma serie de duvidas que me atormentam sempre que estou a fazer as sopas do meu filhote, normalmente faço a sopa com batata (doce ou normal) ou massinha ou arroz, a carne ou peixe partida muito pequenina que coze ao mesmo tempo que a sopa, broculos, feijão verde, abobora amarela, alho frances ou nabo ou cebola, as vezes deito nabo e cebola, isto são os legumes que tenho sempre em casa, às vezes substitui um legume qualquer por courgete, chuchu, couve flor, ou uma mistura de legumes que compro que tem feijão verde, cenoura, aipo e ervilhas. Eu sei que o mais correcto era fazer uma base e depois acrescentar um verde e a carne ou peixe, mas se faço isso ao aquecer a sopa não fica homogenea e ele deita tudo da boca para fora, ele também não aceita a carne esfiapada nem o peixe, tem que ser mesmo tudo triturado, senão puxa vomitos, eu prefiro que ele coma tudo triturado do que não comer, quando começar a dar o segundo prato logo se vê. Só que não sei se faço da maneira mais correcta pois meto ingredientes ao calhas, tento é variar para nao comer sempre os mesmo, mas não sigo nada em concreto. Não sei se a abobora verde, a courgete, o chuchu e alho francês são chamados legumes brancos ou verdes, ou talvez nenhum destes, será que me podia dar umas orientações? (Mãmã M., filhote 10 meses)

Relativamente à questão que colocas sobre se é correcto juntar muitos legumes na sopa, quero, antes de responder, dizer o seguinte:
Esta pergunta é muito controversa, existindo diferentes opiniões sobre o assunto. Lembro, que muitas das vezes, essa opinião diverge face ao percentil que o filhote se encontra bem como à dificuldade/facilidade com que ele come a sopa, bem como à etapa da introdução de sólidos ele se encontra, ou seja, se já come sopa+conduto+fruta ou só sopa+fruta. Caberá à mãe gerir esta situação face ao(s) filhote(s) que tem em casa.
Eu vou dar a minha opinião, face aos conhecimentos que tenho e à minha experiência como mãe:
Na minha opinião, a sopa representa um dos alimentos mais preciosos na vida de um ser humano (independentemente da idade que tenha) porque representa, nalguns casos, o único veiculo de vitaminas, sais minerais e fibra, tão importantes para o organismo. Nesse sentido, e porque se trata de um alimento que deve ser ingerido TODA a vida, eu sou a favor de torná-la interessante, cada dia, para estimular o seu interesse. Nesse sentido, EU SOU TOTALMENTE CONTRA, a misturar muitos legumes na sopa, pois desse modo, a sopa acaba, ao fim de alguns dias/semanas, adquirir sempre o mesmo paladar, o que é cansativo e permite o desinteresse total ao fim de algum tempo, o que é totalmente desaconselhável. Por isso, insisto constantemente que as mãmãs devem variar o mais possivel, principalmente na sopa.
Portanto:
- A sopa como alimento único deve ser mais consistente, mas com sabor individual para permitir interesse e também contribuir para a melhor percepção gustativa da criança. Neste sentido, deve possuir uma base branca OU laranja, à qual de adicionou um legume verde e carne ou peixe;
- A sopa como complemento da refeição, deve ser mais ligeira para permitir apetite também para o conduto, não levar carne/peixe para não contribuir para excesso de proteinas, o que é tóxico, e ser igualmente diversificada, com uma base+1 legume verde.
Esta é a minha opinião, bem sei que diferente da maior parte das mães, mas a verdade é que a taxa de sucesso ao fim de alguns anos é bem superior...para isso, também é igualmente importante, e imprescindível, o exemplo dos pais.

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação


Leia também:
Intestino preguiçoso...o que fazer?


Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!