Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Leite para Crianças Alergicas...sim ou não?

Quando o meu bebe aos 4 meses começou a comer papinhas...(na altura mamava e por isso era papa lactea) detectou-se que fazia alergia... e então desde aí tenho que comprar papas e alimentos que nao têm esses ingredientes.. no entanto comprei um leite que é o aptamil HA que diz ser para estes casos de alergias...mas a pediatra diz que não devo dar porque mesmo assim tem uma pequena quantidade de leite, mas eu comecei a dar antes de falar com ela e ele não fez nenhuma reação.. será que fiz bem?? Qual é a tua opinião sobre este leite HA?(ou leites da farmacia que são caríssimos e embalagens pequenas!) Obrigado! (mãmã T., Bebé 4 meses)

Tenho que dizer-lhe antes de mais que nestas coisas de alergias é preciso ter MUITO CUIDADO! Falámos de organismos muito imaturos, em adaptação a um regime alimentar novo, portanto qualquer passo em falso pode ser problemático...por isso, se me permite, acho que não fez bem ao dar o leite HA ao filhote pois poderia, ainda que inocentemente, ter contribuído para sérias complicações.
Gostaria de dizer o seguinte: existem 2 tipos de intolerância ao leite: alergia à proteina de vaca e intolerância à lactose, em que o leite HA se adapta a este último. Ora o que acontece aqui é que o leite HA, sempre feitos a partir de leite de vaca manipulado, está já quebrado de modo a ser digerido sem a ajuda da lactose cuja função é "cortar" as moléculas de leite entre si para poderem ser absorvidas no intestino delgado. Por aquilo que me conta, penso que a sua filhota será intolerante à lactose, explicando assim a ausência de reacção a esse leite hidrolisado. Agora imagine se a menina fosse mesmo alérgica à proteina...?
Sim, de facto os leites de formula são muito caros porque resultam de avançadíssimos estudos de investigação que pretendem cada vez mais, mas com algum insucesso, aproximar a sua formula ao elixir materno...além disso, costumam vender-se em latas pequenas pois, tratando-se de casos de alergias é bem possível que ainda haja inadaptação a esse leite pelo que assim se reduzem perdas de produto e de dinheiro...

Dra. Solange Burri

Consultora em Alimentação


Leia também estes artigos:
ALERTA: Leite de soja para o bebé?

Email

Siga BabySol® nas Redes Sociais:



Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!