Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

sábado, 25 de abril de 2009

Esterilização de acessórios - Método 2 (Esterilização Quimica)

O próximo método de esterilizaçao que irei falar é a esterilizaçao química na sequência dos artigos publicados sobre tipos de esterilização de acessórios.

Existem essencialmente 4 tipos de esterilização, sendo que cada um deles irá ser abordado separadamente:


O processo de esterilização por acção química requer a utilizaçao de soluções químicas, geralmente à base de cloro, o que requer muito cuidado, tempo e alguma habilidade para esterilizar, de uma forma higiénica, os acessórios do bébé. Para que os compostos quimicos sejam completamente eficazes em eliminar as bactérias é necessário o seguinte:


- Os objectos a esterilizar devem estar totalmente livres de resíduos de leite ou de outros alimentos: o leite e outros resíduos alimentares (sopa, papa, etc.) poderao formar uma delgada película e secar. Como nao há acçao penetrante de calor, este "biofilme" nao será removido e alojará bactérias oportunistas que apenas aguardam uma oportunidade para se desenvolverem. As bactérias poderao multiplicar-se de modo alarmante assim a temperatura aumente e haja alimento disponível, roubando ao bébé os melhores nutrientes...

- À semelhança do método anterior, não existam bolhas de ar que impossibilitam o contacto entre a soluçao desinfectante e o acessório em si. Se isto acontecer, a solução esterilizante não poderá alcançar a sua total eficácia pois algumas partes inacessíveis não serao esterilizadas.

O problema é pois considerável pois muitas vezes esta situação, por ser invisivel, passa despercebida...
Assim, os resultados obtidos ao utilizar métodos desta natureza nao sao suficientemente confiáveis para serem recomendados.
Saiba, no entanto, se optar por esta versão, nao deverá passar os acessórios por água após retirá-los, com pinça, do receptáculo com a soluçao de cloro.

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação



Siga BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!