Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

terça-feira, 28 de abril de 2009

Esterilização de acessórios - Método 3 (Micro-ondas)

Os aparelhos de microondas podem também ser utilizados para esterilizar acessórios do Bebé.
Existem 4 diferentes tipos de esterilização sendo que cada um deles será abordado separadamente neste Blog:
- Esterilização por Fervura;
Vamos ver então o que acontece: as micro-ondas agitam as moléculas de água presentes e agitam-nas para provocar o seu aquecimento. Poderá ser a água de lavagem dos acessórios como poderá ser a água presente nas células das bactérias pelo que são assim eliminadas. No entanto, sabe-se que este tipo de aquecimento não é homogéneo pelo que poderão resultar zonas "frias" onde a penetração de calor não tinha sido tão eficiente, resultando eventualmente algumas bactérias sobreviventes. É pois, importante, que respeite integralmente, os períodos de tempo definidos pelo fabricante do aparelho.
Se optar por este método saiba que deverá complementar a radiação micro-ondas com um tempo de exposição mais prolongado para garantir a total eficácia.
Saiba também que apresenta o inconveniente de não ser transportável em caso de viagem e que, nalguns aparelhos mais pequenos, o porta-biberões poderá não caber bem. E lembre-se: há alguns materiais que não são aceites no micro-ondas pelo que usar acessórios para além daqueles que o fabricante recomenda poderá ser uma contra-indicação...comprometem a eficácia da esterilização ao reflectir as micro-ondas e estragam-se mais depressa.

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação

Introduza o seu email:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!