Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

BEBÉ: Obstipação - que causas?

O que é a obstipação?
A obstipação (prisão de ventre) é uma condição em que surgem todas as 3 condições que se seguem:
- As fezes são secas e duras (bolinhas pequenas e rijas).
- As fezes têm dificuldade em passar.
- O bebé evacua com pouca frequência.
Se o seu bebé sofre apenas de uma destas condições, poderá não estar necessariamente obstipado.
O que provoca a obstipação?
Existem várias causas para a obstipação. A obstipação pode surgir quando os músculos do final do intestino grosso estão tensos e impedem as fezes de passar normalmente. As fezes tornam-se mais rijas e secas quanto mais tempo aí permanecerem, tornando-se ainda mais difícil de saírem.
A ingestão inadequada de líquidos pode igualmente causar obstipação. Se os bebés receberem as quantidades adequadas de leite materno ou leite para lactentes, a obstipação é rara.
A falta de fibras na dieta origina frequentemente obstipação nos bebés mais velhinhos ou nas crianças. As fibras, que se encontram nas frutas, vegetais e cereais integrais, não são digeríveis e tornam as fezes de maiores dimensões, mais macias e mais fáceis de serem excretadas.
Consulte o seu profissional de saúde se o seu bebé sofrer de obstipação e estiver preocupada com o problema ou tiver alguma questão a colocar-lhe.
Como posso evitar a obstipação?
Se estiver a alimentar o seu bebé a biberão, certifique-se de que prepara o leite para lactentes exactamente de acordo com as instruções do rótulo do produto.
- Não calque o pó do leite na colher medida. Ao fazê-lo poderá tornar o leite demasiado concentrado, levando a uma ingestão inadequada de líquidos e à obstipação.
- Encoraje o seu bébé a beber uma quantidade suficiente de líquidos. Uma quantidade adicional de fluídos é particularmente importante durante o tempo quente, para compensar a perda de água que se dá através da transpiração. Recorra a chás ou sumos diluidos.
- Providencie uma dieta com elevado teor em fibras. Ao aumentar a quantidade de frutas, vegetais, legumes, cereais e pão de mistura na dieta, aumenta naturalmente a quantidade de fibras que a sua criança ingere. As dietas com elevado teor em fibras dão origem a fezes mais macias e frequentes.

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação

Leia também:



Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


10 comentários:

  1. a minha bebé está a evacuar de 2 em 2 ou 3 em 3 dias e quando o faz o cocó é normal, não é duro, será obstipação?

    ResponderEliminar
  2. Olá
    Obrg pelo seu comentário.
    Pessoalmente acho que a evacuação deveria ser efectuada com uma melhor regularidade. Contudo, só o médico assistente da menina é que poderá validar se se trata de obstipação.
    Espero ter ajudado.
    Bjs e até breve,

    Solange

    ResponderEliminar
  3. Olá! Gostei bastante do Blog (da ideia e da concepção). Parabéns! Porque não alargar a faixa etária - "alvo"? O meu "baby" já tem 4 anos!

    ResponderEliminar
  4. Obrg "caixa"...sabe sempre bem umas palavras de reconhecimento :-))
    Está previsto BabySol contemplar as faixas etárias a partir dos 3 anos...já tenho publicado alguns artigos para as mamãs desses piratas...como o meu que tem 4,5 anos!
    Bjs e fique por perto!
    Solange

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde.

    A minha bebé (11 meses) tem obstipação (fezes duras em bolinhas pequenas e evacuação pouco regular). O meu grande problema é não perceber a causa. Ela bebe uma dose de leite NAN às 8h, às 12h come sopa de legumes com 20/30g de carne seguida de fruta, às 16h costuma comer iogurte natural misturado com polpa de manga, às 20h come novamente sopa de legumes com 20/30g de peixe e, finalmente, antes de dormir bebe mais uma dose de leite NAN. Para além disso, vai bebendo água ao longo do dia. Ou seja, bebe líquidos suficientes e ingere bastantes fibras. Qual será o problema? Obrigado pela ajuda!

    ResponderEliminar
  6. Olá :-)
    Obrigada pelo seu comentário!
    Existem várias razões, muitas vezes com efeito cruzado:
    1 - Imaturidade do intestino não permite que os movimentos involuntários que fazem as fezes mover ao longo do intestino (movimentos peristálticos)não acontecem. As fezes que ficam muito tempo retidas, vão perdendo cada vez mais água,ficam mto secas e têm ainda + dificuldade em descer.
    2 - Legumes na sopa demasiado cozidos;
    3 - Oferta de fruta cozida em vez de fruta crua
    4 - E, muito comum, leites de formula muito ricos em ferro, que prende o intestino.
    Espero ter ajudado. Navegue um pouco no blog à volta da fruta crua e da sopa, existe muita informação que derruba acções que as mães fazem, sem querer, mal...
    Bjs e fique por perto!

    Solange Burri

    ResponderEliminar
  7. Bom dia Dra Solange
    Uma vez mais, os meus Parabéns pelo seu site!
    É muito bom ter um sitio onde podemos esclarecer TUDO sobre alimentação em português!
    A minha Íris é muito presa dos intestinos mas já tem 4 anos!
    Será que poderia publicar algumas receitas de sopas ou outros pratos direcionados para este problema e para esta idade?
    Já coloquei o meu problema no consultório on-line.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  8. Olá,sou a Ilidia.
    Parabéns pelo blog...
    O meu bebe tem 11 meses, tem espinha bifida oculta, nasceu com uma fistula anorectal e o anus fora do lugar correcto, foi operado e o Dr. disse que agora ele ja tem de funcionar como deve ser, disse tambem que os musculos foram puxados para o centro onde ficou agora o anus. A verdade é que isso já foi à 9 meses e foram muito poucas as alturas que o meu filho evacuou como deve ser. Faço-lhe dilatação com ferros e noto cocos muito grandes e completamente em pedra, o medico diz para continuarr com bebegel ou microlax, a verdade é que ele manda o producto todo fora e fezes quase nada. Tenho um cuidado muito riggoroso com a alimentação e mesmo assim nada. Já não sei o que fazer nem a quem pedir ajuda, só me dizem que eu tenho de tirar o coco e nada mais. O que é que eu faço??? Ajude-me por favor.

    ResponderEliminar
  9. olá meu bebe tem 8 meses e faz dois meses que começei a introduzir papinhas salgadas,e ele tem tido muita dificuldade em evacuar,são fezes secas e duras,sua alimentação é de verduras como batata,beteraba,abobora,carne e frango,e frutas e sucos..começei a dar suco de ameixa,tem ajudado,mas ele tem medo de fazer,parece que se contem para não evacuar..me ajude!!!!!

    ResponderEliminar
  10. ola queria sua ajuda minha bb tem 7 meses e esta com as fezes duras e em forma de bolinha chora muito ao querer fazer coco e so sai uma ou duas bolinhas,depois de muito sofrimento o que posso fazer ela so bebe leite e água?

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!