Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Azeite na Sopa do Bebé?


Tenho duas dúvidas que gostaria de colocar:
1ª Quando faço a sopa para a minha Bebé, f
aço mal em cozer carne se esta não estiver completamente descongelada? Por vezes não tenho tempo e faço assim… não sei é se faço bem ou mal.
2ª Num folheto do centro de saúde li que quando se fizer a sopa com carne não se deve juntar azeite porque a carne por si só já tem gordura suficiente, coisa que não sabia e por isso colocava sempre azeite. Qual é a sua opinião sobre este assunto? (Mãmã R., filhota 7 meses)

Relativamente à 1ª questão, não há problema, desde que tenha em atenção que a água deve estar a ferver na hora de juntar a carne congelada e que deve, porque está congelada, contar mais alguns tempo para a cozedura. Assim, se assegurar que a carne fica bem cozinhada, anulando o risco microbiológico inerente, não oferece riscos. Lembre-se, contudo, que a carne deve sempre cozer antes dos legumes e nunca ao mesmo tempo do que estes...Veja os cuidados a seguir para fazer a sopa para o Bebé aqui.
No que diz respeito à 2ª questão, confirmo que se aproveitar a água da cozedura da carne, está também a aproveitar alguma gordura libertada durante a sua cozedura, mas também algumas vitaminas e sais minerais também. Este facto pode ser mais crítico que a carne contiver alguma gordura em demasia, por vezes de difícil remoção, por se encontrar incorporada no músculo. Lembre-se também que esta gordura é saturada e cujo valor nutricional é desfavorável quando comparada com a gordura insaturada como o azeite representa. Assim, se o Bebé tolera bem o sabor da carne na sopa e não há pois necessidade de rejeitar todo o caldo, eu sugiro que utilize uma pequena parte da água de cozer a carne para permitir, de modo saudável, acrescentar azeite no final da cozedura. Deste modo, tira partido dos sais minerais libertados durante a cozedura da carne e privilegia a filhota com os benefícios do azeite, quer porque contribui para a absorção do cálcio quer porque estimula o desenvolvimento do sistema nervoso central, quer pelo lubrificante intestinal que é...Por isso, sempre que possível compre também carne de 1ª, isenta de maior teor de gordura, rejeite parte da água da cozedura e adicione sempre um fiozinho de azeite no final da cozedura.

Consultora em Alimentação

Leia também estes artigos:
Sopa do Bebé com batata...sempre?
Sopa do Bebé...quando mudar as texturas?
Micro-ondas: Como cozer legumes a vapor?
Panela de Pressão: Como fazer a sopinha do Bebé?
ALERTA: Re-aquecer a sopa do bebé?
Armazenar a sopa no frigorífico...


Receba as actualizações do Portal BabySOL® :

Introduza o seu email:




1 comentário:

  1. Gostaria de saber a quantidade de azeite a colocar na sopa das crianças de 3 anos e a quantidade total de azeite diária a ser consumida.

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!