Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Congelar a sopa quente?!

A minha filha tem neste momento 19 meses e eu faço a sopa e congelo de seguida ainda quente!
Primeiro queria saber se tem mal congelar ainda quente, isto é se devo esperar que arrefeça e depois se há algum tipo de taparuwer mais indicado, ou seja em vidro ou plástico (mãmã S., filhota 19 meses).

De facto não é boa ideia congelar a sopa ainda quente por 2 razões:
1º - Leva a uma sobrecarga do termostato do frigorifico combinado ou congelador, levando a um dispêndio extra de energia e consequente desgaste do electrodoméstico;
2 º Pior que isso, é que aquece a área de congelação onde se encontram alguns alimentos do congelador, resultando em possível comprometimento da segurança alimentar destes.
Assim, é completamente de evitar esta situação. Para isso deve, após a sopa estar pronta, dividi-la logo por doses individuais, colocar a tampa totalmente por cima, sem vedar. Deixar arrefecer em local fresco e só depois, tapar bem e colocar no frigorifico e/ou no congelador.
De preferência, deve usar plástico vidrado ou recipientes individuais de vidro.
Consultora em Alimentação
Leia também:


Deseja receber as últimas actualizações do Portal BabySol?

Introduza o seu email:



Email



6 comentários:

  1. Olá Solange.

    Adoro o seu site. Tenho uma dúvida que ficava mt grata se me pudesse esclarecer. Tenho uma bebé com quase 6 meses que vai iniciar daqui a nada as sopas. Poderei fazer a mais e congelar? Por quanto tempo? E se não congelar posso colocá-la no frigorífico e usar no dia seguinte? Ou devo fazer sempre sopa fresca todos os dias?

    Obrigada,
    Susana

    ResponderEliminar
  2. Olá Susana :-)
    Obrg pelas suas palavras :-))
    Pode, e deve, fazer a maís e congelar. O ideal é que congele as sopas, sem carne ou peixe, e assim duram até 4 meses. Congele pequenas porções de carne e peixe congelado, submerso na água em que cozedura, à parte, durante 2 meses. Depois, no dia em que vai servir, misture a carne/peixe com a sopa.
    Nunca descongele à temperatura ambiente. Prefira deixar de vespera no frigorifico ou no momento, no microondas.
    Espero ter ajudado :-)
    bjs e fique por perto,
    Solange Burri

    ResponderEliminar
  3. Ola!
    Eu descongelo a sopa do meu bb em um tacho em fogo baixo. Tem algum problema em descongelar a sopa assim?

    Fernanda,


    Obrigada!

    ResponderEliminar
  4. Olá Fernanda,
    Essa forma é a mais simples e hoje em dia a menos utilizada, por isso não referi.
    Mas é optimo que faça assim!
    Bjs e obrigada pelo seu comentário :-)

    Solange Burri

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde,

    Sou uma nova mamã de um bébé de 6 meses que vai começar esta odisseia da alimentação!
    Estive a ler um pouco sobre estes temas que tanto interessam. Já agora agradeço e congratulo a sua disponibilidade em fornecer estas informações.

    No entanto tenho um par de dúvidas em relação à refrigeração das doses da sopa:

    1_No tema "Congelar a sopa quente?!" leio no último parágrafo o seguinte: "Para isso deve, após a sopa estar pronta, dividi-la logo por doses individuais, colocar a tampa totalmente por cima, sem vedar. Deixar arrefecer em local fresco e só depois, tapar bem e colocar no frigorifico e/ou no congelador.". E no tema "Como arrefecer os alimentos?!" leio o seguinte: "Portanto, a questão de tapar é fundamental é deve ser feita logo após o tratamento térmico. Ou seja, assim que o alimento esteja pronto, dividir rapidamente por recipientes que deverão ser logo tapados, Deixar arrefecer, no máximo 2 horas, à temperatura ambiente e depois refrigerar ou congelar. E cuidado para não se queimarem!".
    A minha dúvida consiste no seguinte: Deve-se ou não vedar bem os frascos das doses logo após a sopinha estar pronta.

    2_Se fizer um par de doses a mais, que dariam neste caso para três dias, poderei colocar as doses no frigorífico, ou é sempre preferível congelar?

    Muito obrigada por toda a atenção dispensada neste assunto,
    Raquel

    ResponderEliminar
  6. Olá Raquel :)
    Obrigada pelo seu feedback e interesse nos conteúdos BabySOL!
    Relativamente às suas questões informo:
    1 - Objetivo: evitar a qualquer custo a re-contaminação de um alimento cozinhado. Por isso, os recipientes devem ser tapados, evitando qualquer contacto com o ar. Contudo, para um arrefecimento + rápido recomenda que não feche hermeticamente os recipientes para que o calor possa ser libertado + facilmente. Portanto: alimento pronto=tapar (mas não vedar), arrefecer, vedar e refrigerar ou congelar.
    Sobre a 2ª questão, importa saber se as doses preparadas serão para almoço e jantar ou só jantar. Importa tb considerar alguma interessante rotatividade nas sopas oferecidas. A minha opinão é que congele e vá rodando, o + possível, as variedades da sopa. Espero ter ajudado. Fique por perto, Solange :)

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!