Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

O meu filho não dorme...

Não resisto a pôr aqui uma das fotos mais bonitas do meu filhote...Lindo, não acham?


O meu filho nao dorme à noite faz nove meses...não sei o que é dormir a noite inteira... muitas mães dão o kindival e chamodente pois acabou de sair um dentinho nele e a meédica disse que um dos caninos vai sair daqui uma semana o que não é muito normal. Queria saber se alguém pode me ajudar pois ando muito cansada agora ele está tomando antibiotico pois foi para a praia e atacou-lhe o ouvido e a garganta. Agradeço se me ajudar pois não aguento ver ele rolar de um lado para o outro bjs (mãmã K., filhote 9 meses)
Na minha opinião, acho importante, acima de tudo, compreender o que está por detrás dessa irregularidade no sono: dorme muito durante o dia,o quarto onde dorme é tranquilo, come bem...?Um aspecto FUNDAMENTAL no ritmo dos bébés é a ROTINA: é fundamental que esteja bem definida para o ajudar a perceber o que vai fazer a seguir...Embora se saiba que existem alguns farmacos para ajudar os bébés a dormir (e as mãmãs também!), eu acho que devemos sempre recorrer aos produtos naturais...por isso aconselho a dar ao bébé chá de tilia ou de camomila, faça uma infusão ligeira e vá dando durante o dia. Repare na rotina do banho: ele gosta do banho antes de ir para a cama ou apenas antes do jantar...? Outra coisa que ajuda muito é a massagem infantil e a natação...ajude o seu filho recorrendo a estas estratégias, proporcione-lhe dias muito calminhos, sem grandes agitações de familiares ou outros ruidos. Por último, lembro que a sopa de alface é um excelente sonifero cujo efeito é superior se deitar os talos também. Veja a receita aqui.
É fundamental concentrar-se no sono do bébé, pois é durante esta etapa que é segregada a hormona do crescimento que lhe permitirá crescer de acordo com o desenvolvimento da sua idade.

Consultora em Alimentação

Leia também estes artigos:
O que diz o Sr. Doutor - As necessidades de sono para cada faixa etária
Ajudar as crianças a dormir
O meu filho dorme mal
Usar ou não usar a chupeta?
Porque o meu bebe fica tão irrequieto
O bebé não dorme...o que fazer?
ALERTA: Plano alimentar desactualizado?

Siga BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


6 comentários:

  1. Acho! O G. está muito bonito nessa foto. Bonito e tranquilo...
    Beijos!

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. tá tão bonito!!!!! e tão sereno......

    Parabens mãe babada:)

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, obrigada, obrigada... ;-)
    Sim, eu sou mesmo uma mãmã babada!
    Bjs

    Solange

    ResponderEliminar
  5. Olá Boa noite,
    É a primeira vez que participo, li os vários artigos relacionados com a alimentação e sono. No entanto a questão que me preocupa quanto aos chamados problemas com o sono é o seguinte. A minha filhota de 4 meses já tem o seu ritual, imperativamente entre as 20h e as 20h15 dorme na sua caminha, no entanto isso só acontece se dormecer no meu colo. acabei de ler um artigo que não recomenda que assim seja. Como fazer para que consiga que a minha filhota adormeça sozinha na sua caminha. Obrigada

    ResponderEliminar
  6. Olá Isabel,
    De facto, é um hábito que deve ser evitado mas nunca negado.Sobretudo à medida que a criança cresce.E quanto mais cedo alterar essa rotina, mais cedo conseguirá mudá-la... Por outro lado, saiba que as necessidades de sono vão diminuindo com a idade e portanto em breve esse horário vai mudar e deixar de ser tão certinho. Experimente ficar ao lado dela enquanto a adormece, ambas deitadas, na sua cama (da mãe). E depois transfere-a para a caminha dela, se quiser. O importante é transmitir-lhe protecção e carinho que é o que a filhota procura para dormir descansada.
    Espero ter ajudado que confesso, não é a minha área de intervenção :-))) é puro conselho de mãe!
    Obrg pelo comentário.
    Bjs e fique por perto!
    Solange

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!