Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

BEBÉ: Como fazer o chá para o Bebé...?

Solange queria saber como posso fazer o chá de camomila para dar ao meu filhote. Sei que devemos comprar, fazer e depois diluir em água, mas quais as marcas que têm menos taninos? Compro camomila seca? Queria fazer para ele mas de facto não sei como...(Mãmã C., filhote 4 meses)
Bem, antes de mais queria lembrar que os melhores chá para dar às crianças são o de tilia, o de cidreira e o de camomila, embora eu ache que este último deva ser mais do agrado dos pequenotes... Aconselho a comprar uma boa marca (existem marcas que têm variedade para bébé), pois assim se garante uma secagem adequada do chá bem como o seu correcto controlo de qualidade, nomeadamente quanto ao teor de micotoxinas (toxinas produzidos por fungos) muito comum em alimentos secos. Não recomendo compra de ervas em saquetas para este fim.
Assim, sugiro que façam assim:
1 - Utilizar água mineral pois os elevados teores de cloro adulteram o chá (válido também para adultos);
2 - Ferver a água.
3 - Desligar o lume e juntar a saqueta de chá na proporção que o fabricante recomenda. Deixar repousar, tapado, cerca de 10 minutos.
4 - Findo este tempo, retirar a saqueta, transferir para um recipiente de vidro e acrescentar mais água mineral fria, se necessário. Deste modo, os taninos presentes irão se dissolver.
5 - Dar ao longo do dia, morno. Manter sempre no frigorifico.Fazer fresco todos os dias.
Por último, queria dar uma dica: o chá pelos constituintes activos que possui degrada os biberões de plástico, tornando-os amarelados. Por isso, utilizem preferencialmente um biberão de vidro, tamanho pequeno.

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação


Leia também:
Intestino preguiçoso...o que fazer?

Siga BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!