Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

BEBÉ: Os leites de crescimento são recomendados...?

Não consigo fazer com que o meu filho beba leite de vaca, nem com colher de papa, nem com nesquik, nem nada. Por brincadeira bebe um gole pelo pacote mas se tiver fome chora muito. O leite que lhe dou e é o único que bebe muito bem é o Leite de crescimento Cereais, pois se não tiver esses sabor também não bebe. Também bebe mais ou menos cerelacs liquidos. Gostava muito de saber a sua opinião sb isto e o que me aconselha a fazer? O Rafael é magro e tb não gosta mt de comer fruta...Relativamente ao leite, ele esteve doente e não comia nada, mas nada mesmo, estava sempre deitado de olhinhos fechados e só bebia o leitinho crescimento cereais, sei que aquilo que diz no pacote é puro marketing mas eu até ficava descansada porque lá diz que tem vitaminas, ferro, cálcio, etc. mas não tem pois não? (Mãmã P., filhote 20 meses).
Antes de mais: não, o que diz nos rótulos, não é tudo puro marketing, não mesmo! Isso seria publicidade enganosa...Lembre-se que as fabricas que produzem alimentos infantis têm uma responsabilidade tremenda, pois o público alvo para o qual trabalham é muito exigente e muito susceptível...as crianças são um grupo muito susceptível porque reajam muito fortemente a reacções estranhas além de o modo de as resolver é bem mais complicado...não é por acaso que só grandes marcas estão a vender produtos infantis...porque só especialistas poderiam dar conta do recado...Ora, num mundo de concorrência tão forte, é obvio que eles têm que recorrer a estratégias, entre as quais, valorizar o que há de positivo num produto para distrair o cliente do que é negativo. Para isso é preciso que o produto tenha lá dentro o que está publicitado...nem que para isso eles tenham que o lá pôr...como é o caso de vitaminas e minerais ...DE ORIGEM SINTÉTICA e portanto não tão bem absorvidos pelo organismos!!! Por isso é que os pediatras dizem para não recorrem sempre a estas estratégias!!!Bem, voltando agora à sua questão: Ponto nº 1: é fundamental que o filhote beba leite. Fundamental para o desenvolvimento cerebral, fundamental pelo calcio, fundamental pelo esqueleto e dentes!!! Por isso, vamos ter que trabalhar para isso!
Se o filhote só bebe desse leite, e embora NÃO SEJA MESMO, a melhor opção, se essa é a ÚNICA OPÇÃO, o que podemos fazer....?
Eu não sou nada a favor desses leites, porque:
1 - Têm muito açucar criando erros alimentares a médio/longo prazo;
2 - Os cereais comprometem a absorção do calcio...
3 - Induzem a criança a um sabor diferente do natural.
Portanto, se o filhote só bebe desse leite eu sugiro:
1 - Que o dilua numa parte de leite gordo de vaca de modo a não ficar com sabor açucarado tão concentrado;
2 - Que lhe dê mais alimentos com calcio para compensar essa perda, ainda que baixa, por parte dos cereais, nomeadamente ter a preocupação de lhe dar papa ao lanche em vez de papa de fruta, e para não cair na rotina, altera variedades e marcas...

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação

Leia também:
Intestino preguiçoso...o que fazer?


Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!