Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

BEBÉ: Prazos de validade de PAPA e LEITES

Tenho uma filhota que come muito pouco, por isso, o facto das papas terem uma validade de 1 mês depois de abertas e o leite (leite crescimento comercial 1 a 3 anos) de 48h (depois de aberto) é para mim um problema, acabo por ter que deitar muita comida fora porque também não quero que coma a mesma papa todos os dias...
É mesmo assim? 30 dias de validade para as papas depois de abertas e 48h para o os pacotes de leite depois de abertos? (Mãma F.)

De facto está estabelecido que as papas depois de abertas perdem a validade em 30 dias tendo em conta, sobretudo, a vulnerabilidade do consumidor a que se destinam. Assim, o Fabricante estabelece um intervalo de validade muito curto (depois de aberta a embalagem) para alcançar os parametros de qualidade mais altos e consequentemente minimizar ao maximo o risco microbiologico e nutricional tambem... Saiba contudo que SE respeitar alguns cuidados chave é possivel evitar a deterioraçao do produto e assegurar a menor perda possivel do alimento..Tome nota:
A PAPA:
1 - Apos a abertura inicial, e as subsequentes tambem, fechar imediatamente a embalagem da papa removendo o ar que fique no seu interior. Mantenha bem fechado, com a ajuda de uma mola ou no interior de um recipiente hermetico;
2 - Mantenha a embalagem fechada em local fresco e seco, como por exemplo, na dispensa ou num armario, longe de fontes de calor (fogao e frigorifico).
O LEITE:
- Se o pacote tem uma "abertura facil", de plastico, ignore-a. Quanto maior a abertura, maior o ar que entra para o interior do produto e compromete a sua qualidade. Prefira fazer uma pequena abertura, com uma tesoura, qual deve dobrar e fechar bem logo que acabe de se servir;
- Não coloque na porta do frigorifico: trata-se de uma zona que sofre varias oscilaçoes termicas. Coloque antes nas prateleiras do meio do frigorifico;
- Adquira embalagens mais pequenas...há marcas de leite de crescimento que têm tamanhos mais pequenos, ainda que fique mais caro, talvez compense para a perda financeira que tem se rejeitar o produto ao fim de alguns dias.
Ao contrario do papa, o leite e mais perecivel, dado que representa um alimento alvo de bacterias, pela sua riqueza em agua e proteina. Deve pois evitar, tanto quanto possivel, oscilaçoes de temperatura depois da embalagem aberta e consumir rapidamente.
O cumprimento do prazo de validade estabelecido pelo fabricante do produto e tanto mais importante quanto mais pequena for a criança que tem a seu cargo.
E já agora...que tal recorrer a estratégias de ataque para aumentar o apetite da filhota...se calhar também ajudava a resolver este, e outros, problemas... ;-))))))))) A natação e a homeoterapia poderão ajudar... E a fruta crua antes da refeiçao tambem podera ajudar!

E agora pergunto: ja pensou em estabelecer alguma estrategia que minimize o desperdicio alimentar? Pense nisso!

Consultora em Alimentação

Leia também:

Vou presa! Produto a abater: alimentação infantil com mel

ALERTA: Como transportar os alimentos do Bebe?

Receitas para Bebé



Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!