Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

domingo, 30 de novembro de 2008

Como congelar os legumes?

Será que podemos congelar legumes tais como couve, broculos,... é que tenho o frigorifico cheio e de momento não os posso comer (por distúrbios intestinais) e não os gasto todos na sopa do meu filho senão tinha legumes para um mês de sopa!!!Então lembrei-me será que os posso cortar e congelar em doses individuais? Mas... e será que perdem as suas propriedades nutricionais? Alface de certeza que não posso congelar senão deverá ficar toda murchinha correcto?E como descongelar, ou cozinhar directamente sem descongelar?Dra. Solange please poderá dar uma ajudinha...? (Mãmã P., filhote 3 anos)
Pois...este é daqueles assuntos muito delicados pois não vai nada de encontro àquilo que queremos fazer...
Os legumes são alimentos que, mesmo estando congelados, vão-se degradando...isto é tanto pior quanto mais pequenos forem os pedaços...o que se deve fazer CORRECTAMENTE para congelar os legumes é efectuar o seu branqueamento que consiste no seguinte: ferver água (sem sal), introduzir os legumes cortados e lavados durante cerca de 5m e depois coa-los e passá-los por água fria. Escorrer,deixar arrefecer a agora sim, congelar. O branqueamento dos legumes é importante por 2 razões: 1º cria uma capa protectora nos legumes impedindo que os legumes se degradem, ao inactivar enzimas (substâncias presentes naturalmente nos vegetais e que continuam activas durante a congelação, 2º impede que as vitaminas se percam. Reparem, que os legumes depois de congelados (em casa), os pedaços começam a ficar brancos e há alteração da cor e cheiro. Isto quer dizer que houve degradação pelo gelo e alteração nutricional. Eu já branquei em casa e não recomendo: é um processo moroso e pouco prático...Por esta razão os legumes ultra-congelados (branqueados logo após a sua colheita) têm uma qualidade superior aos congelados em casa e muitas vezes superior àqueles que guardamos à dias no frigorifico.
Assim, aconselho o seguinte:
- Legumes frescos, sim, sim, cozinhados o mais rápido possivel para tirar o máximo partido deles. E não deixá-los muito tempo no frigorifico: temperatura, luz e tempo alteram muito as suas vitaminas.
- Legumes congelados só branqueados (compra ou feitos em casa) introduzidos na água a ferver, na hora de cozinhar.
Ok,ok, e se eu tenho imensos legumes em casa??????? Se não devo congelar, se não devo manter muito tempo no frigorifico, o que fazer????No problem, ideal, super ideal é preparar um puré e congelar em cuvetes. Servir-se à vontade, aguenta imenso tempo no congelador e mantem todas as propriedades nutricionais...
Dica: porque não fazer vários purés: exemplos (batata+cenoura), (abobora+nabo), (ervilhas+cebola), (courgete+salsa), colocar em cuvetes, depois de congelados, transferir os cubos para sacos de congelação identificados com cada variedade e na hora reunir X cubos, aquecer no micro-ondas, um fio de azeite, e tem-se sempre uma sopa diferente...? (Nota: na figura uma sugestão para guardar os cubos de legumes...)
Atenção: importante usar pouca água na hora de cozer e aproveitar sempre um pouco para o puré, esta água vale ouro...
Esta maneira é a mais correcta...cabe a cada mãe gerir a forma que lhe dá mais jeito...o importante mesmo é que a criança coma sopa, sempre, variando os seus componentes.


Consultora em Alimentação

Leia também:
Plano alimentar 4/6 meses
Plano alimentar 6/8 meses
Plano alimentar 8/12 meses
Plano alimentar 12 meses em diante

Receba as actualizações do Portal BabySol® no seu email. Subscreva agora o Feed BabySol®.

Email


5 comentários:

  1. E fazer o puré mas já na versão sopa congelada e depois aquecer juntar azeite e dar? Srerá que resulta bem e quanto tempo pode ser guardado?
    Bjks

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Sim, Nany, resulta bem, desde que se tenha o cuidado de ferver a sopa para recuperar a textura inicial e depois se deixe arrefecer para dar ao bébé.
    Aguenta bem 2-3 meses em congelador de 3*.
    Bjs
    Solange

    ResponderEliminar
  4. Olha...

    Eu várias vezes congelava os legumes, já lavados e arranjados mas nunca pensei que realemnte perdessem tantas propriedades.

    Agora para o filhote só em purés...:)

    beijos e mais uma vez obrigada

    ResponderEliminar
  5. De nada ;-)
    Bjs e obrigada pelos comentários que enriquecem sempre o meu trabalho!

    Solange

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!