Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

terça-feira, 4 de março de 2008

MICROONDAS - Formação de Dioxinas...?

"Microondas + Plástico = Dioxina
Recebi um mail com esta notícia e fiquei alarmada...fala sobre a produção de dioxina e os males que causam...diz que não deveríamos aquecer os alimentos no microondas usando recipientes plásticos. Isto aplica-se a alimentos que contenham gordura. Foi explicado que a combinação de gordura, alta temperatura e plástico, contaminam o alime
nto com dióxido, que será liberado nas células do nosso corpo.
As dioxinas são cancerígenas e altamente tóxicas às células do nosso organismo. É recomendavél substituir o plástico por recipientes de vidro, vitrificados ou cerâmica, que produzem o mesmo resultado, mas sem a dioxina. Então as embalagens de alimentos congelados, sopas e massas, etc. devem ser removidas e aquecidos em outros recipientes. O papel não causa malefícios, mas como muitas vezes não sabemos a sua composição, é mais seguro usar vidro temperado, vitrificado, etc.
Lembram-se quando os restaurantes de comida rápida substituíram as embalagens de "isopor" por papel; o problema da dioxina foi uma das causas da troca.
Passe esta mensagem aos seus familiares e amigos."
Gostava que me elucidasse sobre a veracidade desta informação (Mãmã H., filhote 6 meses).
Quanto à dioxinas produzidas em microondas é verdade que pode acontecer, DESDE QUE, o recipiente de plástico utilizado tenha na sua composição cloro, o que está praticamente extinto e nele sejam cozinhados alimentos com gordura. Por isso, o risco é baixo.
Tenha contudo o cuidado de não usar recipientes de plástico de qualidade duvidosa e de preferência SÓ aqueles que podem ser usados para micro-ondas, ou na melhor das hipóteses, usar recipientes de pirex, que são a opção ideal porque também permitem ir ao congelador;
No entanto, deve verificar se os recipientes que tem poderão ser usados no micro-ondas...simplesmente porque se assim não for irá danificar-se em pouco tempo além de que não garante tão eficazmente o aquecimento do alimento no seu interior. Para isso, procure este simbolo que deve existir no fundo do recipiente.

Por isso, nada de alarmismos, tudo na sua medida...importante mesmo é vocês consigam discernir a veracidade da informação que circula na internet.

Consultora em Alimentação

Leia também:

- Como preparar a fruta do Bebé no microondas?

Siga BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


1 comentário:

  1. Recentemente, vi um programa no "60 minutes" da Sic Notícias em q um investigador se propôs analisar a presença de dioxinas em vários objectos e as suas consequências para a saúde humana.
    Aceito q ache q sou alarmista, mas os resultados do estudo apresentados no programa foram bem esclarecedores: a quantidade de dioxinas encontradas em TODOS os objectos de plástico testados ultrapassavam sempre o limiar da toxicidade para humanos, inclusive os biberões de plástico! E qdo estes eram lavados 20 vezes na máquina da loiça, a concentração de dioxinas aumentava tb. 20 vezes...
    Ainda assim, a segurança q nos é transmitida pelos "símbolos" q menciona no seu post faz com q milhares de mães usem biberões de plástico e outros recipientes ditos "seguros para micro-ondas e máquina da loiça", insconscientes das consequências nefastas das dioxinas nos seus bebés.
    Cláudia

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!