Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

BEBÉ - Falta de apetite...o que fazer?


Vi um xarope que dizia que aumentava o apetite e tinha uma série de vitaminas e minerais e mais outras vantagens... será conveniente dar isso ao minha bebe? Será que resulta? Comendo ela tão mal será que tem carência de vitaminas? (Mãmã V., filhota 10 meses).
Relativamente a incluir na dieta infantil, suplementos vitaminicos, penso importante considerar o seguinte: distinguir o que é um estimulante de apetite, e o que é um suplemento vitaminico. Na minha opinião, é contraproducente administrar um estimulante de apetite pois além de não ser eficaz em crianças que comem sempre mal, poderá também impedir, ou adiar, a detecção da causa da falta de apetite, que poderá estar por detrás de alguma patologia e que, por vezes, os pais pensam tratar-se de uma fase de crescimento ou dos dentes, etc.
Portanto, considero fundamental que se implemente uma rotina rigorosa no dia da criança, com equilibrio entre as horas de sono e o tempo que brinca, e evitar que consuma, ou petisque, alimentos faceis (ex.bolachinhas, snack's, guloseimas) no intervalo das refeiçoes que podem facilmente mascarar-lhe o apetite pela sua riqueza em açucar e/ou gordura.
Gostaria também de alertar para o cuidado nue deve sempre prevalecer na compra destes produtos, pois a aquisiçao deve sempre ser feita com a orientaçao do médico assistente e nunca adquirido por iniciativa própria. É importante também ter em conta a qualidade do produto que se compra, pois sabe-se hoje que alguns desses produtos, por terem um controlo de qualidade deficiente, poderão ser veículos de metais pesados, nomeadamente chumbo, que não tem efeitos visiveis mno organismo mas, ao acumular-se no figado, poderá a longo prazo trazer consequências graves para a saude.
Mas, se a criança se alimenta mal, apresentará realmente carência de vitaminas e outros nutrientes? Relativamente a este aspecto, verifica-se algum efeito comportamental, relacionado com a ansiedade, quase sempre da progenitora: a criança come mal, ou nao ingere aquilo que a mae, ou pessoa responsavel pela sua alimentaçao, deseja que coma? Esta situaçao e rapidamente respondida pela evoluçao de percentil peso/altura que a criança evidencia na consulta pediatrica em paralelo com o facto de estar, ou nao, a resistir facilmente a episodios de doença. Mas, se de facto, a criança come mal entao a carência de vitaminas pode ocorrer mas, na minha opinião, não se resolve totalmente com a administração de vitaminas sintéticas compactadas em comprimidos, pois pelo facto de estarem ausentes da matriz alimentar impossibilita que a sua absorçao seja totalmente eficaz, o que acontece na ingestao alimentar dos alimentos que as agregam. Claro esta que poderao existir em menor quantidade mas a interacçao com outros constituintes alimentares, permitira uma absorçao metabolica mais eficiente.
Sera pois muito importante alterar a forma de apresentaçao dos alimentos, variar marcas de produtos semelhantes e recorrer ate a estrategicas decorativas da comida, no prato, para estimular o apetite infantil.
Nunca e de mais salientar a importancia de que os alimentos oferecidos a criança sejam saudaveis, como fruta, leite, sopa, legumes pois tratando-se de uma verdadeira odisseia constata-se que facilmente os adultos recorrem a opçoes menos saudaveis, como cereais de chocolate, bolachas com creme, e alimentos salgados.

E agora pergunto: a sua criança come bem, nao come o que gostaria ou come bem mal? Pense nisso...

Consultora em Alimentação


Leia também:


Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:

1 comentário:

  1. olá vou começar dar estimulante do apetite pra minha pequena ela rejeita as mamadas e é um sacrifício dar papinhas pra ela por isso em razão de desespero vou recorrer ao estimulante pra ver se ela come emama normal.

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!