Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

sábado, 8 de março de 2008

Leite de fórmula ou de vaca..?

Depois de 1 ano qual o leite mais indicado para dar à bebe? Continuar com o de lata até 18 meses ou passar para o leite gordo? (Mãmã S.)
Antes de mais quero dizer-lhe que a situação ideal, que até alguns pediatras recomendam, é introduzir o leite de vaca a partir dos 3 anos, mantendo dos 12 meses aos 36 meses, leite de continuação.
Nesse sentido, recomendo que se informe devidamente, junto do médico assistente da sua menina, qual a recomendação que ele considera para esse historial clinico contemplando situações como seja a ocorrência de alergias, susceptibilidades a eczemas, percentil e facilidade de adaptação à introdução da alimentação sólida.
De qualquer modo, posso informá-la que, de facto, o leite de vaca indicado para as crianças, é o leite gordo por possuir maior quantidade de vitaminas lipossolúveis (presentes na gordura do leite) que são imprescindíveis para o desenvolvimento do sistema nervoso central dos bebés. Por esta razão nunca deve ferver o leite pelo que aconselho que adquira a versão UHT.
Aproveito ainda para lembrar que deve manter o leite, depois de aberto, bem fechado no frigorifico, nunca na porta e consumi-lo num periodo de 48 horas.

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação


Siga BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


2 comentários:

  1. Solange:
    Não percebo. Porque é que o leite não deve estar na porta do frigorífico?

    ResponderEliminar
  2. Olá Catarina

    Porque a porta do frigorifico é um local sujeito a muitas variações de temperatura criando assim optimas condições para bactérias que estejam no pacote de leite, propiciando assim o seu rápido desenvolvimento.
    Os alimentos com alto teor de proteinas (carne, peixe, ovos, leite e derivados) são os preferidos pelas bactérias...vamos pois protegê-los dos "ataques"!
    Bjs
    Solange

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!