Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

terça-feira, 18 de março de 2008

PERIGO: Sobremesas com ovos crús...

Olá tenho uma dúvida... é que estive a fazer salame de chocolate e aquilo leva gema de ovo e fica cru... se bem que a receita que fiz é com chocolate de barra derretido em banho maria e junta-se as gemas depois de derretido o chocolate, mas já fora do fogo...Essa "cozidela" não é suficiente pra cozer a gema? De qualquer maneira... quando podem eles comer os ditos ovos sem serem tão bem passados? Eu não gosto, mas por exemplo o pai gosta de ovo estrelado com a gema mal cozida beijocas (Mãmã S., filhote 17 meses)
De facto não é recomendável dar salame de chocolate ao pequeno de 17 meses (chocolate poderá causar alergias, demasiado doce, excesso ovos, risco microbiologico existe...de salmonelose) pois no fundo os ovos são comidos crus, pois necessitam de atingir 70ºC para solidificar a gema, o que como é obvio não acontece o que também representa um risco de arranjar uma toxinfecção alimentar pois abaixo desta temperatura sobrevivem muitas bactérias. Por isso é MUITO IMPORTANTE que se utilizem ovos muito frescos, recém comprados, para preparar estas deliciosas sobremesas que agradam a todos. Estes alimentos devem estar sempre, sempre no frigorifico. Aproveito para chamar a atenção que os ovos caseiros são os piores para dar problemas gastrointestinais, pois as galinhas não são controladas e como sabem, muitas vezes, a casca está conspurcada. Cuidado, muito cuidado. Ovos caseiros só com a gema bem cozinhada! O ovo estrelado a partir dos 2 anos, acho que até é muito saudável, desde que os ovos tenham sido comprados nessa altura e estejam com o fim do prazo de validade longe (veja o rótulo).

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação

Leia também:

Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


3 comentários:

  1. Olá! Adorei o seu blog e ao ler o que escreveu sobre o salame de chocolate ou outros bolos e sobremesas que levam ovos crús, não pude deixar de salientar que em pastelaria já practicamente não são usados ovos, mas sim um pó que os substitui, como é o caso do creme das bolas de berlim, que podem ser consumidas na praia sem problemas, visto não conterem ovos na composição do creme. Isto dito em directo, por um senhor da ASAE num programa de TV.
    No entanto não deixam de ser demasiado doces e por vezes de ter muita gordura e também não podermos ficar descansados quanto a uma possivel doença que nos possa contagiar visto o perigo não ser exclusivo dos ovos.
    Muitas felicidades, para si e para o blog.

    ResponderEliminar
  2. Olá
    Pois é isso mesmo! Actualmente a restauração já não permite ovos frescos pela perigosidade associada, utiliza-se "ovo pasteurizado", encontrando-se, como disse, nos recheios dos cremes. Os corantes e o excesso de açucar são cuidados ainda a considerar.
    Obrigada pelas suas palavras e fique por perto!
    Bjs

    solange

    ResponderEliminar
  3. OLá!
    Desde há algum tempo que sigo os conselhos sábios da Dr.Solange.Fico feliz pela atenção e pela generosidade do blog.
    Parabéns, já me ajudou em várias situações.
    Paula, mãe de duas meninas.

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!