Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

sexta-feira, 17 de julho de 2009

DICA: Feijão enlatado - boa opção?


Agora com 1 ano, vou introduzir mais algumas leguminosas, ele já come lentilhas vermelhas e ervilhas, agora penso introduzir as verdes (ainda não sei quanto tempo coze), o grão de bico e o feijão, agora surge-me uma duvida, o feijão e o grão demora imenso a cozer, e eu não tenho panela de pressão, posso utilizar feijão e grão enlatado? Vi à tempos no supermercado uma marca que é cozido com pouco sal (diz mesmo na lata), será que não é prejudicial à saude dele? (Mãmã M., filhote 11 meses)


Bem, relativamente á questão que coloca, sobre as leguminosas, de facto existem casos que são excepção à regra...é preciso ter sempre em conta que:
- Há alimentos que demoram mais tempo a cozer;
- Exigem mais da mãmã, o que pode implicar fazer menos vezes...;
- E devem ser cozinhados em maiores quantidades para rentabilizar todo este processo algo moroso.
Por outro lado, existem marcas de extrema confiança, que cozinham os legumes a vapor ou em espaço de tempo muito reduzidos, garantindo assim maiores teores nutricionais do que aqueles que nós atingimos em casa, ao cozinhá-los por muito tempo. Assim, se as marcas adquiridas possuem no rótulo, concretamente na lista de ingredientes açúcar (porque há!) ou conservantes, então não vejo porque não comprar. Conheço muito bem essa marca que lançou recentemente a variedade "pouco sal" e parece-me, pelo preço atractivo e pela qualidade que tem, uma boa opção.
Esta recomendação tem a enorme vantagem que permite à mãmã uma maior rotação das leguminosas na alimentação do filhote.
Já agora deixo uma dica: as leguminosas, à excepção do grão de bico, nunca devem ser cozidas com sal pois demora mais tempo a cozer.
Por outro lado, considero útil informar que quando pretender realizar esta tarefa em casa, garanta um pouco mais de água na panela para que, na hora de congelar, cubra com água da cozedura, preservando não só da congelação mas também aproveitando-a para o preparado culinário a conceber, pois nele reside grande parte das vitaminas e sais minerais, combinado? Prazo de validade para congelador 4*: 3-4 meses.

Consultora em Alimentação

Leia também:


Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!