Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

terça-feira, 25 de março de 2008

BEBÉ - Pode-se dar água?

Sou mãe de um bebé de 6 meses, que já come sopinha e papas e surgiu-me uma dúvida que está a ser difícil de esclarecer uma vez que parece-me que a resposta não é consensual: devo ou não dar água ao meu filho?
O que sempre me tem sido dito pelo médico é que apenas o devo fazer quando estiver muito quente lá fora, que as necessidades de água do bebé estão, neste momento, satisfeitas, uma vez que ele ainda bebe biberão várias vezes ao dia (entre 4 e 5). No entanto, em conversa com amigas que também são mães, percebi que outros médicos têm opiniões diferentes e que há quem defenda que a partir do momento em que se introduzem os sólidos na alimentação que se deve logo oferecer água ao bebé. Pode ajudar-me a esclarecer esta dúvida? (Mãmã C., filhote 6 meses)
Pois, eu de facto, faço parte do grupo de mamãs que diz que o bébé pode, e deve! Beber água sempre que precisar...
Sim, é verdade que a introdução dos alimentos faz mais sede, afinal são ricos naturalmente em sódio, por outro lado, os bébés têm um ritmo de crescimento acelerado, precisam de uma hidratação constante.
Eu penso que esta limitação dos pediatras se prende por várias razões:
- Consumo excessivo de água dilata o estômago contribuindo para ingestão superior de alimentos do que aquela recomendável para a idade do filhote;
- Se os liquidos são ingeridos perto da hora das refeições, pode contribuir para que a criança coma menos;
- Diminuir o habito de ingerir bebidas com açucar, como sejam os sumos e refrigerantes, hoje tão culpados da obesidade e diabetes... Mesmo os sumos feitos em casa, deve-se ter o cuidado de dar um pouco diluidos. Tomados estes cuidados, só me parece saudável dar água ao bebé.

Consultora em Alimentação

E você? Que sugestões poderia fornecer a esta mamã?

Leia também estes artigos:
Obstipação: a fruta e os legumes na dieta infantil




Siga BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!