Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

sábado, 29 de março de 2008

Como branquear Legumes?

Já li as suas sugestões sobre a congelação de legumes, mas surgiram-me algumas dúvidas, tais como:
1 - Já branqueei espinafres, mas o facto de os deixar em água a ferver durante 5m reparei que a água ficou verde e como tal deveria conter nutrientes importantes, certo?
2 - Também, ao dividi-los em doses, coloco-os em que recipientes? E como as descongelos? Coloco na base da sopa ainda congelados, ou descongelo primeiro?
3 - É possível fazer purés apenas de verdes? Ou seja, eu tenho bases de sopa congeladas, e normalmento cozinho um verde novo todos os dias, tal como sugeriu, mas ter uma grande variedade de verdes fresquinhos no frigorífico, acabam por se estragar, portanto estava a pensar fazer purés só de verdes e colocá-los em cuvetes. É possível? (Mãmã C.)
1 - Sim, é verdade, é uma desvantagem da branqueação...há alguma perda nutricional...por isso é importante que se faça este processo quando os legumes são acabados de ser colhidos pois nesta altura são mais ricos, ao perderem por branqueação, ainda fica alguma coisa...é esta a estratégia dos industriais...às vezes interrogo-me quais serão ricos em vitaminas e sais minerais: os congelados que são branqueados mto frescos ou os frescos, colhidos com alguns dias...???????
2 - Tenho que dizer que também não teve muita sorte com a sua experiência de branqueação pois os espinafres são legumes de folha e como tal apresentam alguma fragilidade na congelação...mas tudo se resolve ;-) O habitual é escorrer, passar por água gelada, escorrer, enxugar e congelar em sacos de plastico...mas neste caso, em que ficam todos melados, parece-me que será mais interessante congelá-los num taparuere com alguma água da branqueação. Depois deve introduzir essa mistura congelada directamente na panela, quando a sopa estiver quase pronta, não necessita descongelação.
3 - É possível e é uma excelente ideia para poupar tempo e dinheiro. Apenas chamo a atenção para que faça purés ou sopas individuais, ou seja, cada puré com um legume apenas, senão vai ser monotono e cansa depressa o bébé.


Consultora em Alimentação
Leia também:


Deseja receber as últimas actualizações do Portal BabySol?

Introduza o seu email:



Email

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!