Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

domingo, 30 de março de 2008

BEBÉ: Leite de lata ou de pacote?

Estou indecisa e precisava da sua ajuda. Tenho um filho com 15 (quase 16 meses), ex-prematuro, que ainda bebe leite de lata(s-26 gold). Há dias levei-o á pediatra que aconselhou, caso eu pudesse, continuar a dar o mesmo leite até aos 2 anos. Estou baralhada, se por um lado é uma grande despesa, por outro, como a maioria das mães, tento dar-lhe o melhor. Se optar, pelo leite de pacote, poderei dar-lhe o matinal meio-gordo (esse é o que normalmente usamos)? Se não qual aconselha?? (Mãmã Ana, filhote 15 meses)
Pois, aqui está um caso de excepção da regra. De um modo geral, eu aconselho o leite de vaca a partir dos 12 meses, salvo casos pontuais, e realmente no caso de crianças prematuras, eu ressalvo a opinião desta médica assistente.
De facto, sabe-se que, devido ao periodo de desenvolvimento intra-uterino ter sido encurtado resulta, na maior parte dos casos em imaturidade precoce dos orgãos vitais que poderão comprometer a qualidade de vida futura do bébé. Nesse sentido, acredito que o desenvolvimento se está a ser feita da melhor forma, caso contrário não lhe seria dada a alternativa mais sim a imposição de não mudar para o leite de vaca.
Dada a minha opinião, queria dizer-lhe que o leite seleccionado que fala é realmente de excelente qualidade e, embora seja meio-gordo, consegue atingir um bom teor em vitaminas lipossolúveis. No entanto, penso que devia comparar com um leite gordo de qualidade conhecida e analisar o teor em gordura (lipidos), onde existem maior quantidade de acidos gordos importantes para o desenvolvimento cerebral do filhote.

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação


Leia também:
Intestino preguiçoso...o que fazer?


Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


3 comentários:

  1. Olá solange gostaria de saber se poderei dar a minha filhota com 18 meses queijo fresco caseiro, ou ainda não será muito aconselhável? Qual a tua opinião?
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Olá
    O queijo fresco é uma excelente fonte de cálcio, contendo pouca gordura e não fermentado. Muito leve e adequado para crianças a partir dos 12 meses. No entanto, trata-se de um alimento muito susceptivel de ser contaminado por bactérias patogénicas como Listeria spp. pelo que só devem ingeri-lo PASTEURIZADO! Toda a familia!
    Espero ter ajudado.
    Bjs
    Solange

    ResponderEliminar
  3. Gostaria de saber se a partir de um ano se pode dar o leite meio gordo aos nossos bebés pois neste momento estou a ter uma formaçao e a enfermeira acha que não e como eu estou a seguir as orientaçoes do pediatra e do medico de familia mas ela nem se queria acreditar que eu lhe estivesse a dar leite meio gordo.

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!