Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

domingo, 30 de março de 2008

BEBÉ: Alimentação depois dos 12 meses?

Eu gostava de saber como devo dar as refeições ao meu filho com 17 meses? Só a sopa com peixe/carne ou devo começar a separar tudo dando sopa de legumes, prato com peixe/carne e depois a sobremesa? Ele tem apenas 6 dentes mas come muito bem a nossa comida. No entanto, continuo a fazer-lhe sopinhas...Obrigada pela ajuda! (Mãmã A.L., filhote 17 meses)
Olá! De facto, é a partir dos 12 meses que se começa a aproximar a alimentação do bébé à dos adultos, quer em permissão de alimentos, quer em horários, quer em texturas. Deve apenas ter-se o cuidado de se evitar marisco, fortes condimentos e excesso de sal.
Assim, pode e deve começar o quanto antes a introduzir a refeição do bebé no seio familiar, partilhando todos a mesma refeição. Por isso, é recomendável fazer as seguintes refeições:
- Pequeno almoço: leite com cereais, papa, leite+pão com manteiga ou fiambre magro
- Meio da manhã: fruta+2 bolachas ou iogurte+2 bolachas
- Almoço: sopa + (carne/peixe/ovo+arroz/massa/batata + vegetais) + fruta
- Lanche: papa, fruta, leite com cereais
- Jantar: sopa + (carne/peixe/ovo+arroz/massa/batata + vegetais) + fruta
- Ceia: leite
Lembro apenas que deve ter o cuidado de não continuar a pôr deitar carne/peixe/gema na sopa para não resultar num excesso de proteina animal.
Aconselho também a introduzir lentamente os legumes crús na alimentação do bébé, preparando saladas que todos gostem e que despertem o interesse ao bébé...nem que seja alguns meses depois ;-) . Depois conte como correu...
Ideal seria aproveitar este acontecimento para re-definir a alimentação da familia, de modo a que se faça uma adaptação saudável, adoptando os hábitos alimentares da familia ao bébé e não o contrário...deste modo, todos saem a ganhar!


Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação
Tem dúvidas? Contacte o Serviço de Apoio on line.


Bookmark and Share

Receba as actualizações do Portal BabySol® no seu email. Subscreva agora o Feed BabySol®.

2 comentários:

  1. Olá Dra. Solange.
    Muito obrigada pela rápida resposta à questão que coloquei e pelas dicas que deixou.
    De facto, ainda não dei legumes crús ao meu filhote mas vou experimentar!
    E tem toda a razão quanto à nossa alimentação, que deverá ser alterada para ficar mais saudável e assim podermos comer todos a mesma comida.
    Até breve!

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!