Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

sábado, 29 de março de 2008

RECEITA DO BEBÉ - Açorda de Gema...

No seguimento da receita que coloquei - Sopa Aveludada de Abobora - com gema de ovo, venho hoje apresentar-vos esta receita para quem precisar de novas ideias...lembro apenas que devem ter um cuidado especial: escolher um bom pão, bem cozido, de preferência de mistura e que não tenha muito sal.

Açorda de Gema
( a partir 9 meses)
1 dentinho de alho
1 pão de mistura (de vespera)
1 pezinho de salsa
1 fio de azeite
1gema de ovo
1 - Começar por fazer um leve refogado com o alho picado e o azeite. Juntar um copo médio de água. Temperar com a salsa picada.
2 - Deitar o pão em pedaços, tapar e deitar cozinhar um pouco para que a água do refogado seja absorvida. Não deite muito pão. É importante que a quantidade de pão seja proporcional para a quantidade de água adicionada, para que a açorda fique húmida. Ajuste se necessário com mais água.
3 - Deixe cozinhar até o pão estar bem molhadinho, em lume brando.
4 - Num prato á parte, bater a gema. Deitar um pouco da água do refogado na gema e misturar bem, mexendo sempre.
5 - Sempre em lume brando, deite a gema batida no tacho, mexendo sempre, sempre, até borbulhar.
Observações:
- O segredo de qualquer açorda está no pão que se utiliza. O pão saloio costuma dar optimos resultados.
- Aconselho a fazer este prato para toda a familia: faça num tacho maior, separe a porção para o bébé onde vai depois acrescentar a gema e cozinhar à parte. Ao preparado maior, junte mais água onde cozeu marisco, mais pão, junte depois marisco cozido e depois 2 gemas batidas que devem cozinhar pelo processo que já expliquei. Salpique com mais salsa picada.
- Porque a cozedura da gema é muito rápida, confira a frescura dos ovos!
Veja os comentários deste post, para mais sugestões!
BOM APETITE BEBÉ e Família!


A pedido de várias Mamãs, disponibilizo um ficheiro com o compacto das receitas BabySol, publicadas neste Blog: aqui.

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação

Leia também:

Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


4 comentários:

  1. Fiz esta receita ontem para o R... Não gostou... Fez birra, fechou a boca... Fiquei tão triste!!! :-( É que até para mim a açorda estava mesmo boa!!! Enfim... Coisas de criança. Pode ser que na próxima aceite melhor. Ele que até gosta tanto de pão... Será do alho? Mas eu costumo por alho na sopa! ... Na próxima vez vou experimentar só com um bocadinho de cebola no refogado, sem alho, para ver se corre melhor.

    ResponderEliminar
  2. Olá Sophie!
    Que pena...
    Vamos tentar apurar o que se passou...se tiver algum tempo, conte como fez a açorda?
    Bjs e até já!

    BabySol

    ResponderEliminar
  3. Fiz tal qual como diz na receita, embora com uma pequena "nuance": juntei um pouco de cebola ao refogado inicial. Usei um pão do dia anterior cortado aos bocadinhos pequeninos para absorver mais facilmente o líquido, e juntei um pouco mais de líquido do que na receita diz, para ficar com mais consistência de sopa cremosa, e também para ficar com quantidade para duas refeições, pois ele ainda está na fase de introdução da gema de ovo e só pode comer metade de cada vez. A única explicação que eu vejo será do alho, pois apesar de só ter usado um dente como explicado, o dente era dos "bravos" e ficou com o aroma do mesmo (que eu gosto! mas pelos vistos ele não...)

    ResponderEliminar
  4. Olá novamente,

    Acho que realmente pode ser do alho "bravo", sabor que em parceria com a cebola fica exacerbado. Aconselho a fazer próxima vez, com alho francês, parte branca, no refogadinho, que permite um paladar mais adocicado.
    Espero ter ajudado.
    bjs e fique por perto!

    BabySol

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!