Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

sábado, 19 de abril de 2008

Cozinhar com vinho?

A minha filhota está cada vez mais tramadinha para comer, então na consulta dos 11 meses a médica disse para lhe começarmos a dar comidinhas mais sólidas para ver se ela se entusiasma. Falou-me em dar massinhas muito cozidinhas, arroz muito cozido, puré, bechamel... e para experimentar o frango e a carne muito desfeitinhos e já com um niquinho de sal. Acontece que eu costumo deitar no estufado um bocadinho de vinho, sempre o fiz na gravidez e amamentação porque sei que o alcool evapora na cozedura. Aplica-se o mesmo agora para a alimentação deles? Não ficará talvez um pouco "apurado"? (Mãmã M., filhota 11 meses).
Se eu tivesse que dar um prémio a uma questão seria estaa, sem dúvida! Tenho pensado mto neste aspecto, e estranhado porque ninguém até à data ma colocou esta questão...Pois eu uso mtas vezes vinho e por causa disso lembro-me da questão...
Bem, há 2 aspectos a considerar:
1º - Que o método culinário seja relativamente longo para permitir a evaporação de alcool, o que não se aplica (por exemplo) a micro-ondas...
2º Que o vinho seja de boa qualidade. Acho que deve é ter cuidado com o vinho que compra para cozinhar. Não compre vinhos baratos de pacote ou origem duvidosa, pois muitas vezes esses vinhos têm conservantes que na cozedura não desaparecem ou se degradam. Confere no rótulo se diz "contém sulfitos", porque caso tenha também a mensão de "contém ác. sórbico" não deverá comprar. No entanto não utilize em grandes quantidades para não acidificar muito a comida, nem deixar os molhos muito concentrados. Acho que de certa forma, até é bom utilizar vinho pois há compostos como por exemplo antioxidantes presentes na uva, que fazem muito bem. Pena é que pouca gente saiba disso!

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação


Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


1 comentário:

  1. Vejam sites

    http://en.wikipedia.org/wiki/Cooking_with_alcohol

    http://query.nytimes.com/gst/fullpage.html?res=9C0CE0DD1231F930A15756C0A966958260&sec=&spon=&pagewanted=all

    http://pratofundo.com/alcool-use-com-parcimonia-na-comida/

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!