Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

quarta-feira, 16 de abril de 2008

GRÁVIDA: Que Peixe posso comer?

Muito obrigada pela informação disponibilizada no seu blog. Aproveito para lhe colocar algumas questões específicas (o facto de ser uma 2ª gravidez não faz com que existam menos dúvidas) caso tenha possibilidade de me responder.
- Em relação ao peixe, sei que não devo comer peixes de profundidade, assim como marisco, por causa do risco de terem mercúrio - sabe-me dizer quais são esses peixes de profundidade?
- O queijo fresco, desde que pasteurizado, é seguro comer? Muito obrigada pela ajuda. (Mãmã F.)
Relativamente às questões que me coloca gostaria de dizer o seguinte:
1 - De facto, não deve comer alguns tipos de peixe, nomeadamente peixes grandes, que por terem maior longevidade (idade) acumulam mais metais pesados, nomeadamente mercúrio. Aqui falámos de atum, espadarte, peixe espada e preto, cherne. Resumindo - peixes grandes. Pode pois comer pescada, faneca, sardinha, truta, robalo, besugo, etc. É fundamental que enriqueça a sua alimentação com peixe, pois os acidos gordos que possuem são excelentes para o bom desenvolvimento do bébé;
2 - Quanto ao queijo pasteurizado, sabe F., eu sou microbiologa de formação e portanto todas as respostas que dou é sempre dentro dessa perspectiva...o queijo fresco é um potencial veiculo de Listeria spp., bactéria patogénica que, entre outras complicações, pode provocar aborto espontâneo...ainda que eu saiba que é pasteurizado, mas assumindo falhas (ainda que mínimas no processo de pasteurização...) eu não recomendo a ingestão de queijo fresco. Vinga-se depois, enquanto estiver a amamentar, onde o organismo lhe agradecerá todo o calcio que ingerir...

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação
Leia também estes artigos:
Mitos na alimentação da mãe que amamenta
Receita da Grávida: Linguado com Fruta
Truque para Bebés recém-nascidos ajustarem o sono
Siga BabySol® nas Redes Sociais:





Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:
Introduza o seu email:


1 comentário:

  1. muito obrigada pela informação,pois estva querendo comprar peixe mais não sabia quais os tipo as gravidas não podia comer.Mônica de Luciano Salvador ba.

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!