Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

sexta-feira, 23 de março de 2012

BEBÉ: Quantidade de sopa se deve dar?



Ando há algum tempo com uma dúvida que queria perguntar... Então é assim: a minha princesa ainda não come muito bem o 2ª prato... das vezes que lhe dei o 2º ela acabou por comer cerca de 1/4 daquilo que eu servi. Ou seja, mostrou-se muito interessada no início mas ao fim da 5ª ou 6ª colher já não queria nada. Agora a minha dúvida é se sou eu que tiro muito, ou ela que come pouco. Da experiência que tem quantas colheres de sopa de arroz/massa ou batatinha se deve dar? E quanto à carne e ao peixe... qual é a dose recomendada?Ah, ela come cerca de 250 ml de sopa (acho que só com a sopa já fica cheia, não?). Devo diminuir a dose da sopa quando dou o 2º prato?

Obrigada pela ajuda. (Mãmã P.B., filhota 15 meses)

Pois eu ainda não tinha acabado de ler esta dúvida e já estava a pensar...mais um caso de sopa em excesso...

As mãmãs criam o hábito, de fazer sopas substanciais, com carne/peixe, grossinhas, durante meses a fio e depois quando começa a verdadeira diversificação alimentar, correspondente à transição para a dieta adulta, surgem dificuldades como estas...é pois, de verificarem alguma resistência do Bebé, que simplesmente não quer comer mais, ou será que não gosta? Pensa a mamã...

Pois, de facto, a partir do momento que o Bebé começa a fazer a sopa+2ºprato+fruta, então está na altura de dosear muito bem cada uma destas partes para garantir que a filhota consegue chegar à fruta...para isso, deves começar então a fazer sopas ligeiras, cremosas, pouca quantidade para que depois a refeição prossiga com vontade para o arroz (batatas/massa (cerca de 2 colheres sopa)+carne (cerca de 1-2 colheres sopa)+legumes + fruta!

É muito importante a criança chegar à fruta pois a ingestão de vitamina C no mesmo momento da refeição, ajuda a fixar o ferro, cuja capacidade é fortalecer o sistema sanguineo contra infecções!!!!! IMPRESCÍNDIVEL!

Consultora em Alimentação


Leia também:


Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


6 comentários:

  1. Olá Solange,
    A minha bebé tem agora 13 meses e está a fazer a transição para a sala de marcha no infantário. Ela come a sopa + 2º prato com carne/peixe + fruta. Perguntaram-me se eu queria que lhe dessem a sopa também com carne/peixe pois os bebés ficam mais confortados dessa forma.
    Parece-me errado, mas agradeço feedback!
    Bjs
    Mamã Sónia Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Olá Sónia
    Tal como o seu instinto maternal sugere, e espero que seja tb pela sensibilidade em ler conteúdos BabySOL, não é boa ideia dar carne ou peixe na sopa se a criança já come bem o 2º prato, dado que resulta em excesso de proteína que poderá sobrecarregar os rins, pela formação de ácido urico.
    Espero ter ajudado.
    bjs e fique por perto,
    Solange Burri

    ResponderEliminar
  3. Olá Drª

    Tenho uma bebé de 15 meses.
    Come: 1 Concha de sopa...carne e arroz/batata/massa ( mas nunca sabia a quantidade, mas fiquei mais esclarecida ) e de legumes ( um pouco para habituarem-se a ter legumes no prto, já que ps comem na sopa, não ? Eu não colocava, mas vou começar a fazer)
    Esta correcto, esta minha ideia?

    ResponderEliminar
  4. Olá Mamã,
    Estou hoje a responder a vários comentarios deixados no Blog mas não consegui perceber exactamente a sua questão...Fazia a sopa sem legume verde, é isso?
    Considero, contudo, favoravel, que ofereça sempre legumes no prato.
    Aguardo novo contacto seu, para aprofundar a sua dúvida.
    bjs e fique por perto,

    Solange Burri

    ResponderEliminar
  5. Olá Dra.

    A minha bebé tem 14 meses. Sempre me custou muito dar-lhe a sopa mas com cantigas e brincadeiras foi comendo-a. Sempre que está doente, como é natural, perde o apetite. Da última vez, teve uma amigdalite (há cerca de 1 mês) e, a partir desse momento, deixou de comer a sopa por completo em casa. Já tentei de tudo: diversifiquei ao máximo os legumes e verduras (mais adocicado, com sal, com azeite, etc.); como gosta da comida sólida, experimentei dar-lhe a sopa por passar;até já lhe tentei dar no biberon. Nada resultou. Estou deseperada, acho que é importante comer a sopa, apesar de comer alguns legumes sólidos no 2º prato, mas nunca é a mesma coisa! Na creche continua a comer muito bem! É frustrante! Por favor Dra., Ajude-me!

    ResponderEliminar
  6. Olá Dra. minha bebê tem 5 meses e está tomando sopa no almoço e a noite começou agora..iniciei aos 4 meses (com orientação do Pediatra) pois ela toma leite nan confor1. Estou com dúvida pois ela come perto do meio -dia e ás 13h no máximo já quer mamar! E a noite também está acontencendo isso..esse mês ela não ganhou muito peso e o médico mandou aumentar de 150ml pra 200ml, só que nessas refeições ela quer mamar. Deixo? Ou o que posso fazer pra mudar isso?
    Att.
    Ana Paula.

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!