Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

domingo, 13 de abril de 2008

Como estimular o Bebé a comer comida sólida?

O meu pequenote de 16 meses (quase 17) já está em muito boa idade de começar a deixar os purés, não acha? Acontece que está tão habituado, que quando lhe tento dar a carninha/peixe com as batatas/massa/arroz aos pedacinhos, come algumas colheradas e rapidamente se desinteressa da comida. Come realmente muito mais quando passo a comidinha toda em forma praticamente de papa. Devo insistir, certo? Há algumas estratégias para esta transição? E devo dar-lhe água durante a refeição ou isso vai enchê-lo desnecessariamente? Sempre me disseram que a melhor altura para beber água é entre as refeições... Ele já tem quase os dentes todos, por isso não tem mesmo desculpas para não mastigar... Além disso, daqui a 2 meses vamos de férias e não terei mesmo hipótese de lhe passar a comida... Estou um pouco preocupada, até porque é um bebé alto (percentil 95), mas sempre foi magrito (percentil 25). Gosto de o ver comer com vontade... como qualquer mãe. (Mãmã C., filhote 16 meses)
Pois de facto é muito importante que faça a transição dos purés para a comida sólida, até mesmo para estimular a dentição bem como o amadurecimento do sistema digestivo.
Posso estar errada, mas normalmente estes casos acontecem quando a criança não partilha das refeições dos pais...caso contrário já tinham ido depinicar aos pratos dos progenitores... ;-) se confirma este facto, então a 1º estratégia passa por aqui mesmo, ou seja, "convidá-lo, como um "pequeno adulto" a partilhar as refeições dos pais...isso é meio caminho andado para, querendo integrar-se rapidamente, aderir á comida sólida.
Depois existem outras estratégias de ataque, nomeamente:
- Juntar arroz à sopa, deixando-os inteiros;
- Juntar massinhas à sopa, deixando-as igualmente inteiras (ex. pevide, letras)
- Cozer massa às cores (ex. espirais, buzios) deixando-os comer com as mãos;
- Passar grosseiramente os purés, deixando propositadamente bocados menos pequenos.
- Introduzir a açorda, farinha de pau, arrozinho malandrinho, massinha malandrinha, bem apetitosa, com ervas aromáticas que tanto estimulam o apetite dos convivas...
Mas aconselho-a a que seja dinâmica em regime intensivo...pois 2 meses passa muito depressa e o filhote não pode sentir qualquer pressão senão ainda é pior...
A agua deve dar sempre que queria, mas preferencialmente fora do horário das refeições para que não dilate o estômago e lhe dê a sensação de enfartado, comendo menos...Sumos devem ser diluidos, de preferência feitos em casa.
Consultora de Alimentação

Leia também:

Como realizar a transição para a dieta adulta?

Plano alimentar 6/8 meses
Plano alimentar 8/12 meses
Plano alimentar 12 meses em diante
O meu filho não come



Email




Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


1 comentário:

  1. MEU FILHOTE TEM 6MESES E AINDA COME PAPINHA DE LEGUMES E CARNE E OUTRAS DE FRANGO
    MAS GOSTARIA MUITO QUE ELE JA ESTIVESSE COMENDO ARROZ E FEIJAO...
    E AINDA DARIA UM PEDAÇO DE CARNE BEM GRANDE PRA ELE FICA CHUPANDO....
    RSRSRSRSRSRS
    NAO VEJO A HORA DELE DAR SEUS PRIMEIROS PASSINHOS....
    E MEU PRIMEIROS FILHO E O AMO MUITO..
    ELE E UMAS DAS COISAS MAIS IMPORTANTE EM MINHAS VIDAS....

    SOU MUITO FELIZ!!!!!!!!!!!!
    BEIJOSSSS....

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!