Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

quinta-feira, 17 de abril de 2008

TRUQUE para Mãmãs dormirem noites MAIS tranquilas...

No seguimento do post colocado sobre as interrupções nocturnas para dar de mamar, deixo aqui este meu pequeno contributo esperando que possa ajudar as mamãs que relataram as suas evidências nocturnas...

Sim, eu sei que este post não é no âmbito do meu trabalho - Segurança Alimentar - mas não resisto a partilhá-lo com vocês e a dedicá-lo àos filhotes que não deixam as mamãs dormir a noite toda...talvez ajude...

Aprendi este truque durante as aulas que tive de preparação para o parto...perfeito! Com 3 semanas de vida o Gabriel já dormia toda a noite...depois disso testou-o uma amiga minha quando teve o bébé...não há como experimentar...connosco funcionou na perfeição!!!!!!!!!!!



TRUQUE PARA QUE O BEBÉ RECÉM NASCIDO APRENDA A DORMIR TODA A NOITE...

Antes de explicar a simples técnica, é preciso ter em consideração 3 regras de ouro:

1º - TODA a gente que tome conta do bébé deve respeitar esta metodologia;

2º - E não menos importante que o 1º - esta técnica só funciona se o bébé estiver bem alimentado durante todo o dia e haja paz e tranquilidade que assegure um ambiente acolhedor para o bébé...

3º - Deve ser realizado a partir do momento que o bébé chega a casa...

Então cá vai:

Durante a gravidez, em que está sempre escuro na barriga da mãmã ;-) , os bébés não sabem como distinguir a noite do dia, por isso ficam baralhados e tensos. É preciso pois acarinhá-los com muito miminho e educá-los a cumprir os ciclos de sono...Tomem nota:

- Durante o dia, o bébé deve dormir em qualquer sitio MENOS na sua caminha ou berço, local onde só dormirá à noite. É dificil não ceder, afinal a caminha está ali prontinha para o acolher...mas nada disso, o berço é só para a noite;

- Em simultâneo, têm que ter em atenção que, durante as sonecas do bébé, de dia, NUNCA baixar as persianas ou deixar o local onde dorme totalmente escuro, mas sim com alguma claridade.

Se cumprirem estas 2 ideias respeitando as regras de ouro, o sucesso é quase garantido...espero eu...! Depois contam?

Bjs e boas noites de sono....e não se esqueçam que mesmo assim, outros factores deverão ser assegurados: evitar demasiada roupa na cama ou no bebé, evitar tensões ambientais e assegurar que a alimentação do bebé é adequada e saciante...

Consultora em Alimentação

Leia também estes artigos:
O que diz o Sr. Doutor - As necessidades de sono para cada faixa etária
Ajudar as crianças a dormir
O meu filho dorme mal
Usar ou não usar a chupeta?
Porque o meu bebe fica tão irrequieto
O bebé não dorme...o que fazer?
ALERTA: Plano alimentar desactualizado?

Siga BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


14 comentários:

  1. Olá Solange! Eu sempre fiz isso com a minha filha e com menos de um mês ela já dormia melhor de noite! A partir dos 2 meses começou a acordar só para comer de noite! Beijinhos! Adoro o teu blog e os teus conselhos!

    ResponderEliminar
  2. Bom dia

    Comigo funcionou muito bem com os dois filhos. Outra dica: durante o dia pode-se fazer barulho à vontade (dentro do razoável é claro)nada de andar em bicos de pés enquanto eles dormem.

    Bjs

    Maria

    ResponderEliminar
  3. Olá! Obrigada pela dica, também já utilizei este "esquema"!!! A Mariana também dorme a noite toda desde os dois meses!!!! Vamos ver se com a/o que aí vem vou ter a mesma sorte!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Já tinha ouvido falar...
    O meu Vasquinho dormia sempre na espreguiçadeira, berço só de noite!

    E durante o dia nunca me preocupei em fechar estores nem deixar tudo no silêncio.

    Resultou, dormiu (quase) sempre toda a noite desde 1 mês de idade.
    O Vasquinho já tem 18 mses.

    Beijocas e parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
  5. Boa dica.
    Vou colocar a indicação no fórum da API(F)/Pedriatria em http://forum.apfertilidade.org/phpBB2/viewforum.php?f=10
    Bjks

    ResponderEliminar
  6. Querida,
    espero que o truque "cole" com a minha sobrinha, pois na familia todas gostamos muito de dormir. Li agora o teu post 'a Marta pelo telefone,pois ela esta sem PC. Adorou e manda-te um grande beijinho.Em breve vem ca deixar um comentario. E ja sabes, se nao funcionar....ela sabe onde moras e vais ter que a ouvir :)
    Nao menosprezes o desespero que uma mae com falta de horas de sono :)))
    Beijinhos
    Susana

    ResponderEliminar
  7. eu fiz isso e só começou a dormir aos quatro meses :(..e mesmo assim ainda acorda de vez em quando
    NÂO é um truque infalível! se fosse tão fácil todos os bébés dormiam bem, I wish :;)
    manelita

    ResponderEliminar
  8. Eu usei esas regras e no entanto o meu filho só começou a dormir a noite toda aos 5 meses.

    ResponderEliminar
  9. Olá
    Obrigada pelos vossos comentários!
    Mas não consigo deixar de fazer a seguinte pergunta...
    Vocês seguiram as regras a rigor, desde o 1º dia? Em vossa casa e não casa dos avós?
    Para pensar...
    Bjs
    Solange

    ResponderEliminar
  10. Olá Solange!
    Sempre utilizei esse tipo de estratégia, para além de que durante o dia a família, em casa, também deve fazer a sua vida normal, em relação aos "barulhos", mas à noite é o silêncio que deve reinar, isto para ajudar o bebé a distinguir a noite do dia. No entanto, o meu filho só começou a dormir 6 horas seguidas aos 2 meses e agora com 3 meses já consegue dormir 7. É verdade que estas regras ajudam bastante, mas não podemos generalizar.

    ResponderEliminar
  11. Eu sempre fiz isso com o meu filho, onde quer que estivéssemos, e ele só começou a dormir a noite toda aos 8 meses. Há sempre excepções à regra... Bjs

    ResponderEliminar
  12. Olá! Por acaso eu fiz exactamente isso com a minha filha, alias ela é que o fez pois nunca aceitou dormir na cama dela de dia, só de noite. Mas sempre me acordou para mamar a noite (digo me acordou porque ela não acorda, só remunga, mas nem abre os olhos). Até hoje, com 8meses, ainda mama a noite, sem acordar! Só acorda se não lhe der de mamar!

    ResponderEliminar
  13. olá!!!
    Eu sempre cumpri essa regra desde que chegeui a casa da Maternidade e o André sempre tem dormido a noite toda, isto é, qd era + pequeno acordava (resmungava) para beber o leitinho, mas a eguir dormia logo! Ou seja, sempre fez sono completo de noite com pequenos intervalos para leitinho e ficava-se logo a dormir de seguida! Entretanto foi espaçando o intervalo e agora dorme a noite toda, só acordando de vez em qd sem chucha, q nós colocamos e ele fica logo a dormir de novo. Acho quee isto já é muito bom, não posso dizer que passei uma única má noite, acordada, por causa do André :D ele tem agora 6 meses e meio! Acho que é óptimo!!!

    ResponderEliminar
  14. Vivam! Eu usei uma táctica semelhante com a minha filha mais velha - só não restringia a dormida de dia na caminha dela, e ela começou a dormir a noite toda aos 2 meses. Agora tenho uma bebé de 7 meses, aplico a mesma regra, e aos 2 meses já dormia 7 horas seguidas. Subitamente, entre o 2º e 3º mes voltou a acordar periodicamente e só sossega se lhe der leitinho.
    Creio que com as crianças não há regras simples.
    Sofia Gomes

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!