Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

segunda-feira, 28 de abril de 2008

ALERTA: NÉCTAR DE FRUTA - 4º Produto a abater...VOU PRESA!

Hoje, estou de volta com esta rubrica onde relatarei a minha opinião sobre alguns produtos alimentares que estão na prateleira dos supermercados, unicamente pelo valor comercial...nada mais. Assim considero que:

Leia também estes artigos:


O próximo produto a abater é......o nectar de fruta!!!!!!!!!!
Não foi por acaso que os industriais lhe atribuíram uma designação tão atractiva...néctar...néctar...néctar faz lembrar o mel, faz lembrar a natureza, faz lembrar o que de melhor se tira dela, faz lembrar...o açúcar...pois, ups...o açúcar!!!
Como se já não bastasse os sumos comerciais pasteurizados (que não precisam de frio antes de abertos) serem elaborados a partir de sumo concentrado...ainda por cima lhes adicionam açúcar!!! Bem, vamos por partes...
Qualquer sumo de fruta, que obrigatoriamente refira no rótulo " à base de concentrado" quer dizer que sofreu um intenso processamento térmico que reduziu o seu volume de água e destruiu toda a sua composição vitamínica...o que acontece quase sempre com os sumos concentrados provenientes da América do Sul porque o nosso país não dá alternativas tão baratas :-(((((( e é preciso poupar no transporte de barcos cisternas...! Depois hidratam cá os concentrados de fruta, deitam-lhes mais açúcar como se a frutose (açúcar que a fruta possui naturalmente) já não fosse suficiente e pasteurizam (novo tratamento!) para garantir a segurança alimentar...dizem eles... pois eu aqui só vejo segurança microbiológica...e de que maneira! Adicionam-lhes então vitamina C sintética (ácido ascorbico=E300) e fazem imensa publicidade alegando tratarem-se de sumos naturais excelentes para as crianças!!!!
Qual foi a parte que eu não percebi??? Alguém é capaz de me explicar porque é que é excelente para as crianças...??? É que eu ainda não percebi...aceitam-se sugestões!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Só se for porque não têm gás...?!
Por isso, conto com vocês...se em 3 dias não der notícias, procurem-me...fui presa!
Qualquer semelhança com a realidade não é pura coincidência!

Consultora em Alimentação

Leia também:
Plano alimentar 4/6 meses
Plano alimentar 6/8 meses
Plano alimentar 8/12 meses
Plano alimentar 12 meses em diante

Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


6 comentários:

  1. Solange, mas estes néctares de que falas são aqueles tipo compal nectar de pêra (por exemplo?). E eu que até pensava que sabiam mesmo a fruta...

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Opá, e eu que gosto tanto do Néctar Compal Clássico Manga... Então, sem ser sumos naturais ou água o que aconselhas? Não para os miúdos mas para nós mais graúdos!
    Não gosto de bebidas com gás, e por vezes sabe-me bem beber algo que não seja só água!

    Os meus Parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
  3. Olá mãmãs!
    Obrigada pelos vossos comentários.
    Pois é...esses nectares são optimos, são sim senhora, mas têm açucar o que estimula uma alimentação mais doce, não elimina a sede e...principalmente substitui os alimentos de elevado valor nutricional...
    É verdade que são feitos de fruta, e sem dúvida é uma melhor opção que os refrigerantes mas se recorrerem aos sumos 100% ficam mais bem servidas...!
    Combinado?
    Bjs e até breve,
    Solange

    ResponderEliminar
  4. OLÁ, em 1ºlugar os meus parabéns pelo o seu trabalho fantástico e de tanta ajuda, tenho uma bebé com 16 meses e acompanho o seu trabalho desde a gravidez e tem-me ajudado muito, a Bruna sempre comeu muito bem e aceitou todas as introduções novas sem problema,mas há coisa de 3 meses não há maneira que coma sopa, puré ou nada que seja mais liquido, continua a comer vegetais mas sempre cozidos e a mastigar só consigo dar-lhe um prato e bastante fruta nas refeições principais, perdeu bastante o apetite mas está bem de peso, o pediatra já lhe deu umas vitaminas por 20 dias mas não melhorou muito, ele diz que ela está bem, mas preocupa-me o facto de ela rejeitar as sopas que sempre comeu tão bem até aqui.Que me aconselha?
    Desde já o meu obrigada e força para continuar com o seu trabalho lindo
    Vanda Lucena

    ResponderEliminar
  5. Olá Vanda
    Obrg pelo comentário.
    Não consigo analisar, com informação suficiente, o que poderá estar na causa da falta de apetite da filhota. Pedia-lhe o favor, caso considere oportuno, contactar-me por email, para aprofundarmos esta questão.
    Bjs e até breve,
    Solange

    ResponderEliminar
  6. Sem dúvida Parabéns pelo Blog,excelente trabalho,continuem a ajudar todas as Mães e não só claro todos os que quizerem ter uma alimentação saudável :)

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!