Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

sábado, 24 de maio de 2008

O que um BEBÉ de 12 meses pode comer...?

O meu filho tem 11 meses e meio e mais ou menos desde a altura em que se começou a sentar que come à mesa todas as refeições comigo, escusado será dizer que adora experimentar tudo o que eu como, como tal cozinho sempre sopas e pratos iguais para os dois desde muito cedo e o resultado tem sido bom porque desde os 8 meses que come sólidos com facilidade e nunca estranha a introdução de novos alimentos. Ele nunca gostou muito do biberão da manhã como tal há pouco tempo comecei a dar-lhe a papa. Ele insiste em provar os meus cereais especial K com leite meio gordo, entre petiscos acaba por comê-los quase todos e anda cada vez mais dificil para aceitar a papa; será muito cedo para lhe começar a dar cereais com leite e fruta ao pequeno almoço?? E quais os cereais mais indicados para as crianças?Ao lanche noto que também anda a embirrar com o iogurte, muito embora eu também coma um e reparo que num dia que eu lanche pão ele acaba por me comer o pão quase todo; será também demasiado cedo para ele começar a lanchar um pãozinho com um copo de leite? Se não, qual o pão que deveria escolher (de leite? integral?) e o quê que posso usar como recheio?Por fim, as saladas, com o início do verão gosto muito de comer grelhados com saladas, será também demasiado cedo para que ele possa fazer uma refeição de um grelhado (peixe ou carne) acompanhado de legumes crus? Alface, tomate, milho, agrião, rúcula, rebentos de soja (por exemplo, que já provou e adora)? E cogumelos frescos? E já agora, que posso usar para temperar as saladas para além do azeite? Pode usar-se vinagre? molho de iogurte? molho de soja? ervas aromáticas? (Mãmã M., filhote 11 meses)
Bem...esta criança está de parabéns ...e afinal é possivel!!!!!!!!! Deve preferir os cereais familiares, menos ricos em açucar e mais fibra...embora não MUITA fibra porque compromete absorção de cálcio...essa marca é perfeita...com fruta ainda melhor que ajuda a fixar o ferro...excelente!
Pode muito bem dar-lhe pão de mistura,ou de centeio, é o ideal. Que tal manteiga ou fiambre magro (o de frango é optimo, já experimentou?E porque não queijinho fresco? Prefira versões com pouco sal.
Quanto aos grelhados, é optimo desde que não lhe dê as partes chamuscadas. Os legumes pode dar à vontade desde que devidamente higienizados, aqueles que vai comê-los crús e inteiros. Para temperar as saladas, prefira o molho vinagrete, feito a partir de azeite e limão. A vitamina C presente vai ajudar a absorver o ferro dos vegetais.
Dos legumes - rúcula, rebentos de soja, cogumelos... - pode introduzi-los lentamente para que a adaptação seja gradual...depois conta como correu? Acho que queremos saber todas ;-)
Use à vontade ervas aromáticas nos cozinhados e nas saladas. Devem apenas ser em pouca quantidade de cada vez...


Consultora em Alimentação

Leia também:
Plano alimentar 8/12 meses
Plano alimentar 12 meses em diante


Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!