Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

terça-feira, 13 de abril de 2010

BEBÉ: O que dar no Pequeno-almoço...?

O meu filho tem 2 anos e ultimamente já não quer beber o leite de manhã ... O que tem sido uma preocupação constante!
Acho que pode andar um bocadinho cansado do mesmo pequeno almoço à tanto tempo. Não lhe consigo dar a volta ... Pelo menos no que diz respeito à alimentação ...
Tanto assim que ao fim de semana se vamos tomar o pequeno almoço ao café ele adora comer pão com queijo, mas leitinho nem vê-lo ... Acha que lhe já posso introduzir os cereais ? Ou acha que ainda é cedo e devo insistir (nem sei como) no leite sem mais nada, ou dar-lhe leite com papa (apesar de a papa já ter leite incorporado), estou realmente perdida !!! Ao lanche ele como sempre um iogurte, mas em termos de cálcio é pouco ... (Mãmã M., filhote 24 meses)

De facto até se podia dizer que o filhote aguentou muito tempo com o mesmo pequeno-almoço...sim, é bem provável que esteja cansado, está na altura de oferecer-lhe outras alternativas, igualmente com elevado interesse nutricional.
Importante MESMO é que não perca, nunca, o hábito de comer o pequeno-almoço. E os pais dêem o exemplo.
Normalmente, a partir dos 18 meses já aceitam muito bem os cereais misturados com o leite e além disso complementa melhor esta refeição, afinal as necessidades energéticas são agora mais exigentes!
Por isso, compre uma ou duas variedades de cereais, prefira os de aplicação familiar que não têm muita fibra (o que lhes dificulta a digestão e diminui absorção de ferro) e dê-lhe uma taça de cereais, que ele vai adorar. Experimente até dar-lhe primeiro na mão os pequenos cereais e dê-lhe o leite a seguir, mas separado, para o cativar... pode dar-lhe, em alternativa, um sumo natural e pão com queijo, ou manteiga, ou fiambre....Varie também a qualidade do pão: centeio, de mistura, de girassol...noutro dia pode dar-lhe um prato de papa...(Saiba que se lhe dá papa feita com água está a hidratar leite em pó, o que também representa uma toma de cálcio...o queijo tb...experimente o queijo fresco pasteurizado que eles normalmente gostam muito...
O pequeno-almoço é FUNDAMENTAL para ele e para os papás...sempre que possível façam dessa refeição um prazer...criando sempre alternativas muito atractivas....e muito saudáveis...para toda a família!

Consultora em Alimentação

Leia também:
Plano alimentar 4/6 meses
Plano alimentar 6/8 meses
Plano alimentar 8/12 meses
Plano alimentar 12 meses em diante

Siga BabySol® nas Redes Sociais:




Email


Receba as actualizações do Portal BabySOL® :

Introduza o seu email:



Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!