Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

quarta-feira, 14 de maio de 2008

BEBÉ: Que Plano alimentar depois dos 12 meses?

Sou mãe de um menino com aproximadamente 20 meses que sempre foi, e ainda é, difícil para comer. Por volta dos 4 /5 meses largou o biberão (só bebia a dormir, nunca se adaptou a nenhuma tetina, experimentei tudo o que há no mercado) e consequentemente o leite. Até hoje, com cerca de 20 meses, apenas ingere o leite nas papas. Gostaria que me desse uma opinião acerca do esquema alimentar dele e que posso fazer para melhorar a sua alimentação, uma vez que é um menino com peso baixo, cerca de 10,500kg.
Pequeno almoço: papa não láctea feita com leite de crescimento (Président). A quantidade de leite é de 220 cc.
Almoço: Sopa com variados legumes (abobora, chuchu, feijão verde,cebola, alho francês, corgettes e carne). Vario sempre a carne, bife de vitela, frango. Come cerca de 200/240 cc de sopa e depois um boião de fruta da Milupa (125g). Não come a fruta de outra forma.
Lanche: Papa láctea, cerca de 220 cc.
Jantar: Sopa de peixe ou de carne (200/240cc) e um Iogolino.
Dorme a noite toda, e como não gosta de biberão, nunca lhe dou o leitinho da noite.
Já tentei procurar um nutricionista, mas não consigo, pois os que me indicam apenas acompanham adultos. Por favor, ajude-me. (Mãmã A., filhote 20 meses).

Antes de mais, deixe-me dizer-lhe que, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, eu não sou nutricionista, sou licenciada em Microbiologia e pós-graduada em Segurança Alimentar onde a componente Nutrição é fortemente explorada. Aprofundei depois os meus conhecimentos e a minha experiência em Nutrição Infantil.
Portanto, aquilo que hoje que vou dizer, em resposta à sua questão, são directrizes meramente informativas que a minha sensibilidade técnica avaliou.
Detectei várias falhas, na alimentação do seu filhote, sugiro que trabalhe estas alterações para ver a reacção do pequeno. É importante, acima de tudo, não ser muito rotineira, o que me parece que está nitidamente a acontecer.
Veja ao que me refiro:
"Pequeno almoço: papa não láctea feita com leite de crescimento(Président). A quantidade de leite é de 220 cc."
Este pequeno-almoço é hipercalórico!! O leite de crescimento por si só já tem mto açucar, a papa também, acaba por encher muito e ser pouco interessante. Sugiro que faça a papa com 220 cc leite gordo UHT, e varie as variedades de papa. Além disso, esta quantidade de leite de crescimento é muito.
Almoço: Sopa com variados legumes (abobora, chucu, feijão verde,cebola, alho francês, corgettes e carne). Vario sempre a carne, bifede vitela, frango. Come cerca de 200/240 cc de sopa e depois um boiãode fruta da Milupa (125g). Não come a fruta de outra forma.
Esta é a forma mais errada de dar sopa...sopa de vários legumes, todos misturados, não! A criança não deve cansar o paladar e por outro lado deve aprender a individualizar os sabores. Nada disso! Deve fazer uma sopa com base branca (batata, cebola,nabo) ou base laranja (abobora, batata, cebola, cenoura) e juntar um único legume verde. Nada de sopas MUITO fortes, assim ninguém consegue comer mais nada!!! E ainda leva carne ou peixe... Experimente juntar maça ou pêra na base da sopa e cozer junto, fica optima! Experimente tb juntar um dente de alho ou de salsa...ou de coentros...faz a diferença! Estimule o paladar da criança! Ofereça-lhe cada dia, novas opções. Faça 3 panelas de sopa/semana, congele em doses individuais e varie! Cada dia dê-lhe comida diferente...Acrescente por vezes, arroz ou massinha...com 2 anos já devia comer TUDO inteiro...e tb já devia ter abandonado a carne/peixe na sopa e comido 2º prato...faça sopas ligeiras e convide-o a partilhar, caso seja possivel, as refeições em familia. Deixe-o experimentar da vossa comida mais saudável...
Lanche: Papa láctea, cerca de 220 cc.
Novo erro: pouca variedade, opção muito forte...faça outra papa com leite normal. Junte fruta madurinha e passe tudo...fica + doce e mais saborosa...
Jantar: Sopa de peixe ou de carne (200/240cc) e um Iogolino
Novo erro: onde está o ovo? Tem dado gema de ovo na sopa? Outro erro: muita sopa, que é mto forte, dê menos quantidade, mais ligeira e dê-lhe depois um purezinho de legumes com carne (ex.puré+cenoura+coelho) enquanto não se adapta à comida sólida...Outro erro: NUNCA dar alimentos lacteos a seguir a uma refeição de carne/peixe/ovo...o calcio presente dificulta absorção do ferro daqueles alimentos, tão importante para fortalecer o sistema imunitário...dê-lhe fruta novamente, coza-a em casa e dê-lha a partir de um boião...é mais saudável...ele aceitará...outra coisa: dê-lhe fruta boião apenas 100%fruta.



Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação
Tem dúvidas? Contacte o Serviço de Apoio on line.


Bookmark and Share

Receba as actualizações do Portal BabySol® no seu email. Subscreva agora o Feed BabySol®.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!