Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Quantidade de leite ideal para o Bebé?

Li numa mensagem tua que: "Por outro lado, e por esta razão, os lacteos não devem ser dados como sobremesa, pois a rentabilidade nutricional da refeição não é tão positiva."Fiquei a pensar nisto... O meu filho mais velho (5anos) come muito, mas muito mal. O que "vai" melhor são os iogurtes e o leitinho, mas por vezes fico a pensar se come lacteos a mais... como posso fazer essas contas? Ele costuma comer mais ou menos isto: de manhã leite com nestum e meio copinho pequeno de leite para "empurrar". Depois leva para o lanche, entre as outras coisas, como bolachinhas, fruta (agora fruta fresca, até à pouco boiões, que não comia de outra forma) e um pão, um iogurte liquido ou um pacote de leite (nao achocolatado), um iogurte de comer e um queijinho tipo "vaca que ri". À noite come a sopa e debica a comida, porque comer mesmo, só se for massa e tem dias...Então antes de ir para a cama come quase sempre um iogurte... Será demais????
Outra coisa, quanto tempo depois das refeições é apropriado dar lacteos? É que a minha mais nova (12 meses) costuma jantar - sopa + prato (sim, come bem mais que o outro ) e cerca de 1h, uma 1.30h vai para a caminha e gosta de beber um bocadito de leite, coisa pouca tipo 90ml, ou pouco mais. Será que não devia dar-lhe?(Mãmã E., filhos 5 anos e 12 meses)
Há aqui 2 problemas relativamente ao teu filhote:
1º Come realmente muitos produtos lacteos;
2º Não come outros alimentos igualmente importantes para o seu organismo...
A mim, parece-me uma quantidade de lacteos alta, demasiada proteina, excesso de calcio e de fosforo. O que acontece é que vai causar desiquilibrios no organismo e até sobrecarregar os rins...Acho importante perceber o que está por detrás dessa falta de apetite...avaliar a causa e atacar o problema...não será tb um pouco de indisponibilidade tua, por causa da bébé, para criares novas estratégias culinárias que o satisfaçam...? Acho realmente que a alimentação dele deveria ser mais diversificada...
Podes dar lacteos à menina cerca de 2 horas após a refeição, altura em que o estômago já se esvaziou...Claro que deves sempre dar o leitinho à menina antes de ir dormir, ajuda a estimular o sono, tenta é fazer um intervalo maior, talvez dar a refeição um pouco mais cedo, pode ser?


Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação


Leia também:


Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!