Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

terça-feira, 13 de maio de 2008

Fazer a sopa no BabyCook...

Solange, deu uma resposta a um tópico onde li que a carne deve cozer separadamente dos legumes. Como tenho a babycook, ponho a carne (congelada, em pedaços) por cima dos legumes, o vapor sai junto à tampa, e assim, supostamente, a carne "leva" mais calor que os legumes. Estará errado? Já agora, outra coisa... comprei um leite de lata da Nutribén, Probiótico que é enriquecido, entre outras coisas, em ferro...não irá isso interferir tb com a absorção de cálcio que a Solange já explicou? Sendo assim, não vejo a utilidade dos leites enriquecidos com ferro... (Mãmã P., filhote )
Sim, está errado. Há aqui 2 situações:
- Ou o tempo de cozedura da carne é pouco resultando nalguma insegurança microbiológica ou...
- O tempo de cozedura dos legumes é longo e extermina vitaminas e degrada as fibras, diminuindo as potencialidades destes alimentos...
Assim, é preciso encontrar um equilibrio e fazer a sopas por etapas:
Etapa 1: cozer a carne
Etapa 2: acrescentar os legumes. Combinado?
Relativamente à questão do leite: Sim, em parte tem razão embora o teor em fosforo também seja controlado para equilibrar a absorção de calcio, pois estes 2 minerais (calcio e fosforo estão muito relacionados na absorção). Por outro lado, nos 1ºs meses de vida, a necessidade de um bébé em ferro é muito mais alta do que cálcio...por isso todos os leites de fórmula são enriquecidos com ferro...só depois do ano de idade é que diminuiu a necessidade em ferro e aumenta a de cálcio por causa da formação dos dentes. Por isso, fique descansada, que há muito marketing mas quando se trata dos produtos para os bébés mais pequenos o caso é sério, e muito sério...

Consultora em Alimentação

Leia também:

Plano alimentar 4/6 meses
Plano alimentar 6/8 meses
Plano alimentar 8/12 meses
Plano alimentar 12 meses em diante


Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


2 comentários:

  1. Muito interessante o seu blog, de vez enquando passo por aqui, parabéns.Conceição

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Conceição! Pelo reconhecimento do meu trabalho e pelo comentário também!
    Bjs

    Solange

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!