Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

domingo, 11 de maio de 2008

Notícias nutritivas...LIDL lança nova rotulagem !

"A informação nutricional LIDL - sintética e informativa
Queremos que a sua ida às compras seja tão cómoda e simples quanto possível. Neste sentido, iremos nos próximos meses, fornecer indicações precisas sobre o valor calórico e os valores nutricionais de muitos produtos com marca LIDL da secção dos produtos alimentares. Os nutrientes contidos num determinado produto e o valor calórico são indicados numa tabela - tendo sempre por referência os Valores Diários Recomendados para um adulto. Assim, as suas compras na LIDL tornam-se mais fáceis, contribuindo para que se alimente de modo mais saudável. A ilustração mostra as cinco informações nutricionais mais importantes relativas ao produto, indicadas na parte frontal. Nelas incluem-se a indicação do valor calórico, o teor de açúcares e lípidos, o teor de saturados e de sal.
Nas embalagens mais pequenas a informação nutricional é apresentada de modo sintetizado. Neste caso é indicado o valor calórico e a percentagem dos Valores Diários Recomendados por porção.

A informação nutricional mais exaustiva é apresentada nas laterais ou na parte posterior da embalagem. Legenda:
1 - Valores Nutricionais
2 - Valor Nutricional Médio contido em 100 g do género alimentício
3 - Valor nutricional médio contido numa porção (por ex., fatia) do produto
4 - VDR: Valores Diários Recomendados

Os Valores Diários Recomendados (VDR) baseiam-se em recomendações de um grémio científico internacional (CIAA - Confederação das Indústrias Agro-Alimentares da UE) e tem como referência a necessidade de ingestão diária de uma mulher de meia-idade, com uma actividade física média. A necessidade de ingestão diária varia em função do sexo, da idade e do nível de actividade física. Um homem tem, em muitos casos, uma necessidade maior de ingestão de nutrientes e calorias do que uma mulher.
5 - As nossas informações nutricionais contêm ainda, em produtos seleccionados, informações sobre a importância dos nutrientes mais relevantes, tais como as proteínas, os hidratos de carbono e as fibras alimentares. Nas embalagens mais pequenas as informações são apresentadas de modo sucinto. Regra geral são indicados os sete nutrientes mais importantes, bem como o valor energético.
6 - Indicação sobre as substâncias dispensadas na elaboração deste produto alimentar.Nas embalagens mais pequenas a informação nutricional é apresentada de modo sintetizado.


Informação sobre alergéneos

As pessoas alérgicas encontram, como habitualmente, as informações sobre os produtos alergéneos eventualmente presentes nos nossos produtos."Fonte: LIDL.

Chamo apenas a atenção para 2 aspectos: a) É importante que verifiquem nos produtos que compram, se os VDR são os definidos para adultos ou crianças! ; b) Os Hipermercados Modelo e Continente já têm implementado uma rotulagem semelhante.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!