Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Notícias nutritivas

Avaliação da qualidade nutricional dos Cereais de Pequeno-almoço destinados às crianças

O pequeno-almoço (PA) é considerado a principal refeição do dia, existindo evidência de que o seu consumo diário melhora o estado nutricional, melhora a função cognitiva, tal como tem sido descrito que previne a obesidade. Nestes últimos anos a prática de tomar o PA tem sido diminuída, especialmente no início da adolescência, estimando-se que nos Estados Unidos da América cerca de 21% e 36% das crianças com 9-13 anos e 14-18 anos, respectivamente, não tomam PA.
De forma a responder a esta questão, a indústria alimentar tem estimulado o consumo de cereais de PA. A maioria destes produtos contem alegações nutricionais e de saúde, o que induz os consumidores a considerarem estes produtos mais saudáveis em detrimento de ou
tros, descorando assim as suas propriedades nutricionais. Um estudo Norte-Americano, analisou a composição nutricional de 161 tipos de cereais de PA, dos quais 73 eram destinados exclusivamente às crianças e 88 não eram destinados às crianças, no sentido de verificar as diferenças entre estes dois grupos de cereais. Estes investigadores verificaram que os cereais de PA destinados às crianças eram mais densos energeticamente, contendo maiores teores de açúcar e sódio do que os cereais que não eram destinados às crianças. Este estudo sugere que os cereais de PA mais saudáveis são aqueles que não se destinam directamente às crianças, sendo por isso importante analisar a sua composição nutricional no momento de compra destes alimentos, se presente no rótulo da embalagem. Extraído daqui.
Esta notícia reforça aquilo que já tenho dito em vários post's sobre os cereais para crianças...
"Assim, é fundamental que na hora de comprar, verifiquem o rótulo e tenham em atenção os seguintes aspectos:
- Não escolher versões integrais, pois não são adequadas à pequenada: dificultam a absorção de cálcio e são de menor digestibilidade;
- Escolher os menos ricos em açúcares (atenção ao mel que não é mais do que uma estratégia para adoçar, adoçar!);
- Qual tem menor quantidade de sódio, que representa o sal, e é muito utilizado para intensificar o sabor, em particular os que são à base de chocolate. Na minha experiência, tenho encontrado versões familiares muito simpáticas, pois não são muito doces e têm boa quantidade de fibra. Sim, porque acima de tudo é preciso dar o exemplo! " Veja que cereais são mais recomendados para as crianças clicando aqui .

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação

Leia também estes artigos:

O açucar na alimentação dos mais pequenos

O consumo excessivo de açucar

Leitura do rótulo: o açúcar
Iogurte caseiro e o açucar

Receba as actualizações do Portal BabySol®:


Introduza o seu email:

Email

Siga BabySol® nas Redes Sociais:



Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!