Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

domingo, 1 de junho de 2008

Biberão anti-cólicas

O sistema digestivo do humano, apresenta movimentos autonomos que permitem o deslizar dos alimentos ao longo do esófago, das fezes ao longo do intestino e da própria eliminação de gases provocados pela ingestão de ar e também pela actividade da flora intestinal, no estado imaturo não têm estas tarefas facilitadas...
Algumas mãmãs têm-me questionado, preocupadas com as cólicas do seu bébé ou até mesmo com o facto de bolsarem, situações clínicas que tendem a desaparecer com o amadurecimento do sistema digestivo, o que pode demorar...meses!
Até lá assiste-se a um mau-estar constante do bébé e a um conjunto de factores que causam irritabilidade geral - noites mal dormidas, digestões mal feitas, ansiedade dos pais que se repercute no bébé...
Quando se trata de aleitamento artificial, os biberões da marca Dr. Browns concebidos para auxiliar o bébé a engolir menos ar, poderão ser uma eficaz ajuda no acto do aleitamento...
É um facto que se trata de uma opção mais cara, nem sempre muito atractiva quando comparada com os biberões convencionais mas constata-se que apresenta grandes resultados.
É o único biberão que elimina o vácuo e as bolhas de ar que ocorrem na maioria dos biberões pois permite que o ar entre pelo anel acoplado ao canudinho sem que seja incorporado no leite. Então o ar corre pelo sistema interno de ventilação (canudinho) e fica acima do leite, quando o biberão é invertido. Desde modo, o bébé engole muito pouco ar o que se reflecte rapidamente na etapa seguinte - a do arroto - que nem sempre acontece ;-)
Quando o sistema digestivo do filhote já se encontrar mais desenvolvido, então poderá realizar a transição para o biberão convencional.
Apesar de este produto ainda não estar muito divulgado, é possível encontrá-lo em algumas farmácias...deixo aqui uma ajuda para saber onde...
Quando se fala em amamentação, e portanto aleitamento natural, a solução passa por diminuir os intervalos entre as mamadas, dando também o peito por periodos mais curtos e também pela adopção de uma posição confortável que assegure que o bébé cobre toda a auréola do mamilo com a boca, impedindo assim menor entrada de ar.O bebé tem de aprender como pegar na mama para ter uma sucção eficaz. Deve pois aproximar-se da mama por debaixo do mamilo. Isto ajuda a uma boa adaptação ou pega entre a sua boca e a mama da mãe porque:
• O mamilo está posicionado para o palato do bebé, podendo assim estimular o reflexo de sucção.
• O lábio do bebé está posicionado para debaixo do mamilo, de modo a colocar a língua por baixo dos canais condutores do leite.


Consultora em Alimentação

Leia também:


Siga BabySol® nas Redes Sociais:




Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:


Introduza o seu email:


1 comentário:

  1. Que engraçado estes foram os biberões que utilizei quando tive o Pedrinho, funcionam muito bem e também utilizei desta marca o saco de leite igual a este http://farmaciaturcifalense.com/pt/30_dr-browns segundo sei esta marca é Inglesa, não tem grande visibilidade em Portugal mas uma amiga minha também utilizou e aconselho-me.
    Bjoos Carla

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!