Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

domingo, 18 de maio de 2008

VOU PRESA!!!!!!!!!!!!!!!!!!! - 5º alimento a abater!

Venho cá expôr novamente a minha opinião sobre alguns produtos alimentares que estão na prateleira dos supermercados, unicamente pelo valor comercial...nada mais.
E porque sou microbióloga considero que:
Por isso, entendo hoje por bem alertar para mais um mal colocado à venda, no seguimento daqueles já contestados:

Vou presa! - O 1º produto a abater: alho em pó!

É claro que, consumidora exigente como sou, só podia comprar os "frescos" numa área comercial onde a rotatividade dos stock's é forte garantindo-me assim produtos com maior durabilidade...por isso recorro habitualmente a um hipermercado onde vejo nitidamente o cumprimento das cadeias de frio...

Mas não há bela sem senão...

Ora comprar fiambre sem conhecimento de causa pode ser uma aventura:

1º Tenho que abandonar a minha luta contra o tempo e "queimar" com sorte 10 minutos na fila, depois de tirar o ticket e ser atropelada por pessoas menos afáveis;

2º Quando chega a minha vez, escolho aquele fiambre...sim, aquele ali da marca X e que, com sorte, talvez tenha sido cortado à 2 horas atrás...

3º Enquanto me servem vejo, por descuido (?), a máquina de fatiar o queijo* servir para fatiar o fiambre e as peças abertas para corte em cima da bancada...Por dia, quantas vezes?Durante quanto tempo?

Depois chego a casa, toda contente, dou fiambre ao filhote e rezo para que aguente 2 dias...por isso compro pouco, para não perder dinheiro....E depois disto tudo AINDA tenho que pagar?????????????????????? Nem pensar!!!!

Por isso, prefiro o fiambre fatiado embalado, onde é assegurada a cadeia de frio e sei que, mesmo depois da embalagem aberta, aguenta 1 semana no frio! Só preciso de selar com um saco daqueles de congelação.

E agora eu pergunto: vale a pena estar na fila do fiambre?????????????? Naaaaaaaaaa...Eles é que tinham que me pagar a mim, por escoar um alimento tão perecível!

Por isso, conto com vocês...se em 3 dias não der notícias, procurem-me...fui presa!

Qualquer semelhança com a realidade não é pura coincidência!

* O queijo é um alimento fermentado que, naturalmente possui bactérias lacticas que adoram alcançar alimentos mais interessantes, proteicos e com alguma humidade disponível...o fiambre!


Consultora em Alimentação


Leia também:

Vou presa! - O 1º produto a abater: o alho em pó

Vou presa! - O 2º produto a abater: o iogurte que não precisa de frio!


Siga BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


7 comentários:

  1. fiambre?...hummmm interessa me,aguardo!

    cristina e gonçalo

    ResponderEliminar
  2. Mesmo o de perú ou frango????
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Fiambre vendido ao peso?
    Mas o fiambre só se vende ao peso, não é?
    Que tipo de fiambre devemos comprar? O embalado?
    Desculpe a minha ignorância.

    Carla

    ResponderEliminar
  4. A temperatura ideal para fiambres e outros produtos carnicos deve ser
    3ºgraus,e os queijos no maximo de 6º,sendo o ideal 4º.
    ATENÇAO-se é consumidor de produtos ja cozinhados,frangos,pizas,etc,lembre se k a temperatura dos expositores em k se encontram dvem estar OBRIGATORIAMENTE acima dos 64ºgraus,Tempereturas inferiores fazem com k apareçam os bixinhos(bacterias)e se propaguem com muita facilidade.
    Assim sempre k vá a 1 superficie comercial e vê:
    1-produtos nao protegidos com pelicula aderente(filmados).
    2-produtos fora do frio.
    3-produto ja cortado mas escuros,mesmo k esteja no frio.
    NAO COMPRE.
    Só 1 nota,neste momento toda a gente pensa em poupar e nesse aspecto é preferivel estar numa fila de fiambre/queijo,porque os preços praticados nos fatiados de livre serviço sao quase o dobro!!!
    Podem oferecer mais segurança,mas o preço nao é convidativo.
    Felizmente onde trb Todos os produtos sao guardados conforme as exigencias da AQUA.Temos auditorias regularmente e temos sempre 0 deficiencias,tb nao esperava outra coisa.Trb numa equipa em que tudo fazemos para sermos os melhores a nivel de qualidade,higiene e segurança.
    Se confia no seu supermercado,nao vejo problema em ir para a fila,se nao confia...procure outro...
    bjs

    cristina e gonçalo

    ResponderEliminar
  5. Olá
    Obrigada a todos pelos comentários deixados.
    De facto, o meu post refere-se ao fiambre que é fatiado na charcutaria dos hipermercados, favorecendo as versões embaladas, quer sejam de porco, frango ou perú..
    Relativamente ao comentário da "cristina e conçalo" gostaria de acrescentar o seguinte:
    - Tal como referiu na ponto 2 que focou "produtos fora do frio", é muito comum encontrar-se a peça de fiambre pronta a cortar em cima da bancada, ou até em cima da máquina de corte à espera do pedido do cliente...e portanto concorda comigo que nãoé recomendável comprar.
    Por outro lado, sabemos que as funcionárias costumam cortar elevadas quantidades de fiambre antes da loja abrir e depois vão colocando mais por cima...será que elas gastam todo o fiambre anteriormente cortado antes de acrescentar nova remessa?
    Agradeço a sua perspectiva e aceito que algumas marcas tenham o fiambre embalado mais caro, mas também é verdade que é um melhor investimento que, sentir a desilusão de encontrar o fiambre estragado, 2 dias após a compra...
    Reconheço que seja dificil chegar a um meio termo, numa vasta panóplia de ofertas industriais mas, lembre-se, este site está concebido essencialmente para proteger crianças de tenra idade e portanto altamente susceptíveis.
    Obrigada e volte sempre!
    Solange

    ResponderEliminar
  6. ola,concordo que existam muitos erros,mas nem todos pagam pelos erros dos outros,eu vendo fiambre e outros produtos de charcutaria e queijos,sirvo os meus clientes como se fosse para mim...o nosso lema é...se nao serve para mim tb nao serve para o cliente...o preço do livre serviço é muitas vezes o dobro...e as marcas mais acessiveis dificilmente se encontram em livre serviço.Nesta altura do ano nao há fiambre k aguente 5 dias num frigorifico...tiramos o do frio para consumir e deixamos 10minutos na bancada da cozinha...ja perdeu qualidade...apanhou calor começa a detiorar se,mas nos só damos por ela quando já começa a ter 1 odor menos agradavel...
    Sao produtos delicados...k vamos fazer?há tantos...
    bj
    cristina&gonçalo

    ResponderEliminar
  7. VOU DE CAIXÃO A COVA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ola a todos começo por elogiar as vossas openioes são profissionais! bem eu fui ao frigorífico de casa e deparei-me com três embalagens de produtos fatiados, apetecia-me petiscar por azar abri a embalagem do fiambre primeiro sem olhar a data de compra que já tinha 6 dias desde comprado.
    {por a mulher} comeco a fazer uma dita sandes basica o fiambre apetitozo cor normal mas um pouquito viscoso e o cheiro normal! quando penso em comecar a comer a sandes sinto um sabor estranho, vou abrir o paio e o queijo e BUMMMM tudo cheio de bloro e imundo porque que o fiambre me enganou no aspecto? obrigado!

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!