Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

terça-feira, 24 de junho de 2008

Como dar o biberão?

A preparação do biberão requer o respeito por algumas regras simples, na salvaguarda do bem-estar e da saúde do bebé.
O interior do biberão deve ser lavado com cuidado utilizando o escovilhão específico e água corrente. Todos os seus elementos – rosca, disco, copinho e tetina – devem depois ser desinfectados.
Se utilizar leite em pó, este deverá ser diluído deitando no biberão 30 ml de água por cada copo medidor (cheio, mas sem calcar) de leite em pó. Se se utiliza leite líquido será suficiente deitá-lo no biberão esterilizado. Quer se utilize leite líquido quer leite em pó, é muito útil um funil que ajude a pô-lo no biberão evitando desperdícios inúteis.
A mamada deve durar 20 a 25 minutos. No final, é importante que o bebé faça a digestão, portanto é preciso mantê-lo em posição semi-vertical, ajudando-o a arrotar com ligeiras pancadinhas nas costas. Convém vestir uma camisola limpa, pôr-lhe uma babete e fazer tudo com muita calma.
É importante dar o leite num ambiente calmo e tranquilo, de preferência à meia-luz.
O bebé deve ser colocado na cavidade do cotovelo em posição semi-vertical: uma posição que pode ser ajudada pelo uso de uma poltrona de braços.
O importante é manter sempre o biberão inclinado de maneira que a rosca e tetina estejas sempre cheias de leite, caso contrário o bebé pode engolir ar.
Se o bebé é preguiçoso ou lento na sucção, convém ter ao alcance da mão o aquecedor de biberões, utilizando-o durante as pausas, para que o leite se mantenha à temperatura adequada.* O leite deve estar morno, a cerca de 37ºC. Para verificar a temperatura basta verter algumas gotas na parte interna do pulso antes de o dar ao bebé.
Fonte: Guia Prático de Puericultura da CHICCO.
* Saiba também que deve utilizar o aquecedor de biberões por periodos de tempo muito curtos (não mais de 30 minutos) para não contribuir inadvertidamente para o desenvolvimento bacteriano que poderá prejudicar o bébé. O ideal mesmo é que mantenha sempre água quente e acrescente o leite em pó apenas no momento de lho dar.
Tenha também em atenção que a dose desrespeitada do leite, propositada ou não, contribui para casos de obesidade infantil e obstipação.



Consultora em Alimentação


Leia também:

Siga BabySol® nas Redes Sociais:




Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:


Introduza o seu email:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!