Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

BEBÉ: Reflexo de extrusão...o que é?

Exercícios para introduzir a papa
(a partir dos 4 meses)

Um bebé que começa a comer sozinho deve poder “brincar” com a comida, porque a brincadeira é o seu modo de aprender, de fazer experiências: a criança deve poder enfiar as mãozinhas na papa, tentar levá-las à boca, retirar a colher das suas mãos, tentar segurá-la para depois deitar fora o conteúdo, pegar no copo e derramar a água.Uma, duas, três…dez vezes.
Quanto mais o encorajar a comer sozinho, mais rápido aprenderá. Deixe que mergulhe as mãozinhas na maçã esmigalhada e que tente chupar os punhos, aprenderá rapidamente a fazê-lo intencionalmente. Dê-lhe comida lentamente. De modo a dar-lhe tempo de pegar por si próprio num pouco de comida. Dê-lhe qualquer coisa que possa comer facilmente com as mãos: rodelas de cenoura cozida, cubos de queijo, pedacinhos de pão.
Utilize sempre 2 colheres: uma para lhe dar comida e outra para que possa brincar com ela e aprender a utilizá-la. Esteja pronta a trocar a sua colher cheia de papa pela outra vazia, para que possa tentar encher a boca por si próprio. E enquanto a enésima colherada de alimento cai por terra…mantenha a boa disposição.
Um pequeno truque para prevenir inconvenientes no momento do desmame é o de tornar a colher num objecto familiar, deixando-o à disposição da criança mesmo fora do horário das refeições e permitindo-lhe levá-la à boca e chupá-la. Para o bebé tornar-se-á assim um elemento de brincadeira, não associado apenas à passagem do leite para a nova alimentação.
Se o bebé recusar persistentemente a colher, é inútil e prejudicial insistir,e é certamente mais construtivo um pequeno compromisso: pode-se começar a papa com uma colher, para que a criança compreenda que aquele será o novo modo de comer, para depois passar ao biberão quando começar a recusá-la.
Fonte: Guia de Puericultura da CHICCO (2006).

Leia também estes artigos:
O meu bebé não bebe água...o que posso fazer?
O que diz o Sr. Doutor - Obstipaçã
o
Ice tea para crianças?
Intestino preguiçoso...o que fazer?


Receba as actualizações do Portal BabySOL® no seu email:

Introduza o seu email:


Email

Siga BabySol® nas Redes Sociais:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!