Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

sábado, 26 de julho de 2008

Intestino preguiçoso...

A Susana está em apuros...não há maneira de convencer o intestino do seu filhote, de 6 meses, a trabalhar como deve ser. Tem sempre que recorrer ao Bebegel e não se sente confortável com isso...já tentou sumo de laranja, xarope de mãças reineta, papaia, ameixa e nada...Continua a dar o peite alternando com leite de fórmula...
Por aquilo que relata, e tendo em conta que o leite materno tem efeito bifidus, parece-me que se trata de uma acumulação de gases no intestino que dificultam a descida das fezes.
Parece-me que o bébé poderá estar a engolir muito ar durante as tomas de leite e que, associado ao facto do leite de fórmula ser muito rico em ferro, dificulta muito o trânsito intestinal.
Nesse sentido, quanto mais tempo as fezes ficam retidas no intestino, mais água perdem, ficam mais secas e depois é mais dificil o bébé expeli-las.
Portanto, Susana, sugiro-lhe que faça o seguinte:

- A mãmã deverá ingerir chá de funcho que ajuda no processo digestivo do bébé. Pode igualmente dar pequenos goles ao bébé, durante o dia, e entre as refeições. Acho também favorável que dê leite materno ao filhote, se possível, em todas as mamadas, ajustando a quantidade de leite de fórmula que dá a seguir. Respeite as quantidades de leite em pó versus água, nunca calcando o pó. Use uma água pouco mineralizada, adequada para preparação de biberões;

- Utilize uma posição de amamentação muito confortável para si e que garanta que o bébé agarra bem no mamilo, cobrindo toda a aureola do seio. Quando der o biberão deve ter o cuidado de impedir a entrada de ar, mantendo sempre o biberão invertido;

- Utilize a cânula do bebegel, que é inócuo e permite a libertação de ar pelo ânus contribuindo para que as fezes desçam, impedindo assim que desidratem e dificultem a tarefa ao bébé. Faça-o diariamente e até que o intestino regularize;
- A banana e a pêra madurinhas, a abobora e a courgete são excelentes laxantes que já pode dar e ajudam muito;
- Recorra à massagem infantil que tanto ajuda nestes casos.
Com estas dicas e com a introdução de novos alimentos, para breve, certamente o filhote estará tranquilo muito rapidamente.
Consultora em Alimentação

Leia também:

Obstipação: a fruta e os legumes na dieta infantil

Fruta crua ou cozida?

Sistemas de filtração e purificação de água: são realmente eficazes?

Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


13 comentários:

  1. Cá em casa as sementes de linhaça são milagrosas! Mas não sei se um bebé tão pequeno as pode consumir...

    ResponderEliminar
  2. Olá Caracoleta!
    Obrigada pelo teu comentário!
    Pois de facto, com 6 meses, ainda não é recomendável introduzir esses cereais integrais...é preciso mesmo esperar um pouco mais, até por volta dos 10-12 meses.
    Bjs e fica por perto!
    Solange

    ResponderEliminar
  3. Olá dra já previa que o meu nino tivesse os intestinos preguiçosos.
    Ainda é amamentado e desde que começou os solidos( tem actualmente 4,5 ms) até com a papa é dificil fazer alguma coisa.Até quando lhe dava só mama tambem teve episodios de prisão de ventre. Dou-lhe o chá em conj com a papa pois fora isso não lhe toca. Com a sopa ainda é pior. Nem retirando a cenoura a obstipação passa. Agora experimentei lhe dar só agua, e ele bebe mesmo entre as refeições mas pouco. O xarope não pode ser dado a longo prazo e estimulá-lo tambem será que não será demais estar sempre a faze-lo? A unica coisa que vejo nele de bom é que expele gases. Mas parece até que ganhou habituação ao estimulo. Faço com um cotonete e vaselina.

    ResponderEliminar
  4. Olá Madalena
    Obrigada pelo seu comentário.
    De facto, e ao contrário do que as mãmãs pensam, ajudar o bébé a libertar gases estimulando-o não provoca habituação e será feito apenas enquanto o seu intestino é imaturo.
    com o tempo vai ver que não é mais necessário.
    Entretanto deite bastante abobora na sopinha e dê-lhe fruta crua e bem madurinha, principalmente a banana, que madurinha ajuda muito!
    Bjs e fique por perto.
    Solange

    ResponderEliminar
  5. Meu bebe tbm tem o intestino preguiçoso. Agora que parei de dar no peito ele esta mais ainda. Dou cha de ameixa, mamao, tudo de fibras e ainda sim ele sente dificuldade. Ele tem 7 meses e espero que isso passe logo. Bjos a todas

    ResponderEliminar
  6. Oi Ju e Ro!
    Cuidado com a reconstituiçao do leite de formula pois:
    1 - agua nao deve ser muito calcarea
    2 - agua nao deve ser fervida durante muito tempo
    3 - nao calcar a medida de leite recomendada pelo fabricante pois altera as dosagens
    Por isso, estes factores podem exacerbar a obstipaçao da criança dado que tambem o leite contribui, pela sua riqueza em ferro.
    Sugiro pois que, em vez de ferver a agua, se for o caso, que compre aguas engarrafadas, pouco mineralizadas.
    Espero ter ajudado.
    bjs e fique por perto!
    Solange Burri

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde, gostei muito do seu blog. Tenho um bebé com um mês e meio, amamento, mas também dou leite artificial, neste momento ele começou a ter obstipação, fica muito incomodado e não consegue fazer cocó, só com estimulação. As fezes tornaram-se mais duras, penso que devido ao tempo que se mantêm no intestino. Gostaria de colocar a seguinte questão, ao utilizar água engarrafada pouco mineralizada, para preparação dos biberões, esta deve ser fervida na mesma, ou pode-se fazer directamente? Obrigado

    ResponderEliminar
  8. Olá Rute :-)
    Obrigada pelo seu comentário e reconhecimento do nosso trabalho.
    A água engarrafada já está devidamente controlada pelo que não necessita ferver. Pode usar directamente.
    Espero ter ajudado.
    bjs e fique por perto,
    Solange Burri

    ResponderEliminar
  9. Apenas para agradecer a sua boa vontade em nos ajudar pais inexperientes.
    Muito Obrigada

    Nuno Soares

    ResponderEliminar
  10. Bom dia!
    Desde já uma palavra de apreço para o v/ blog, e outra com um grande pedido de ajuda!!
    O meu pequenito de 8 meses e meio tem grandes dificuldades em fazer cocó. Desde muito cedo que tem algumas dificuldades, mas quando foi para a praia foi uma maravilha, desde que começou a comer sopa, a mesma coisa. até que mudámos para o leite a partir dos 6 meses, e começou o nosso drama. O meu filho não faz cocó a não ser estimulado por nós! as fezes são extremamente duras e grossas. ajudamo-lo a fazer estimulando com a besnaguinha do bebegel, mas chega ao ponto de trazer bocadinho de sangue. Ele não gosta de água, obrigamo-lo a beber, mas não bebe quase nada, não gosta de fruta, nem cozida. já tentámos xarope de maça reineta, mas nada. consultei a Pediatra dele, receitou o Duphalac de manha e à noite. está a tomar desde sexta feita e ainda não fez grande efeito, a impressão que tenho é que lhe faz gases.Será que o intestino está a criar habituação à estimulação que lhe fazemos? sera que ele tem um outro problema?
    Aguardo um comentário da V/ parte, estou mesmo preocupada!!!

    ResponderEliminar
  11. Ola Carla
    Desculpe no atraso desta resposta, houve falha no blogger.
    Esta obstipaçao pode ser devido ao excesso de ferro no leite que o seu filho ingere.
    Penso que poderia acrescentar um iogurte pre-biotico na sua dieta, dando sempre um por dia. Insista tb na fruta crua e na sopa.
    Veja no blog o post "Como dar fruta crua" e receitas de sopa.
    Espero ter ajudado.
    bjs e fique por perto,

    Solange Burri

    ResponderEliminar
  12. Ola boa noite, a minha filha tem 3 anos e ainda estou a amamentar. Desde muito cedo que se mostrou muito perguiçosa para fazer o cocó nem mesmo com frutas e sopas consigo que faça já fui ao medico varias vezes (uma delas de urgência) e deram-me laevolac, nao fez grande coisa e agora deram-me o xarope de maçãs reinetas mas a menina chora e diz que dói e ja esteve 7 dias sem fazer! Os médicos disseram-me que não é grave mas eu não acredito. Podem ajudar-me? Obrigada

    ResponderEliminar
  13. Boa tarde. Para a obstipação infantil recomendo: infusão de funcho (mãe e bebé), sopa cuja base foi preparada com aveia, banana bem madura e iogurtes probioticos para crianças (caso leite vaca já tenha sido introduzido). Evitar maça cozida e cenoura. Espero ter ajudado. Boa sorte ;)

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!